À luz da Ciência na Educação Infantil: Desafiando a imaginação infantil a desvendar fenômenos ópticos
DOI:
https://doi.org/10.5007/2175-7941.2020v37n2p807Resumo
Este trabalho apresenta uma análise da visitação de crianças de 4 a 6 anos à exposição À Luz da Ciência na Educação Infantil, promovida pela Universidade Federal do Pampa, a partir de uma proposta de divulgação e popularização da ciência sobre a temática Luz. A proposta fez parte das comemorações do Ano Internacional da Luz (2015), tendo recebido fomento do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) para sua realização em dois campi: Bagé (em 2016) e Caçapava do Sul (em 2017). Descrevemos neste trabalho as treze estações do circuito da exposição, analisando, em seguida, como as crianças, acompanhadas por suas professoras e monitores da universidade, interagiram com os experimentos e artefatos, bem como sua capacidade de expressar conceitos científicos relacionados à temática, tais como: reflexão, refração, energia luminosa, luz e sombra e outros. Como, na época, as crianças ainda não dominavam a escrita e a leitura, os dados sobre a experiência de visitação foram reunidos por meio de desenhos e comentários feitos por elas após terem percorrido todo o circuito da exposição. O encantamento e a alegria durante a visita à exposição deixaram a certeza de que é possível tornar o conhecimento científico acessível para crianças dessa faixa etária e que a curiosidade é o elemento mais importante a ser explorado durante uma exposição interativa, pois elas se mantêm atentas e receptivas ao que lhes desafia a imaginação.
Referências
HARTMANN, A. M. Educação e Cultura Científica: a participação de escolas como expositoras na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia. Curitiba, Appris, 2014. 425 p.
HARTMANN, A. M.; MARRANGHELLO, G. F.; LUCCHESE, M. M. À luz da ciência na educação infantil, Itajaí, Casa Aberta, 2017. 56 p. Disponível em:
<https://sites.unipampa.edu.br/planetario/files/2019/04/a-luz-da-ciencia.pdf>. Acesso em: 30 jun. 2020.
ISZLAJI, C. A. A criança nos Museus de Ciência: Análise da exposição mundo da criança do Museu de Ciência e Tecnologia da PUCRS. 2012. 256 f. Dissertação (Mestrado em Interunidades em Ensino de Ciências) – Faculdade de Educação, Instituto de Física, Instituto de Química, Instituto de Biociências, USP, São Paulo.
LUCCHESE, M. M.; MACHADO, F. Trabalhando com a energia solar no ensino de física e ciências. In: MARRANGHELLO G. F.; LINDEMANN. R. H. (Org.). Ensino de Ciências na Região da Campanha: Contribuições na formação Acadêmico-profissional de professores de Química e Física. Itajaí: Casa Aberta, 2017. v. 1, p. 121-132.
MARTINS, I. P. Educação e Educação em Ciências. Aveiro: Universidade de Aveiro, 2002. 274 p.
MASSARANI, L.; NEVES, R. O olhar das crianças sobre uma exposição interativa. In: MASSARANI, L.; NEVES, R.; AMORIM, L. (Org.). Divulgação científica e museus de ciência: o olhar do visitante. Memórias do evento. Red de Popularización de la Ciencia y la Tecnología en América Latina y el Caribe – RedPOP. 1. ed., Rio de Janeiro: Museu da Vida, Casa de Oswaldo Cruz, Fiocruz, 2016, p. 63-72. Disponível em: <http://www.museudavida.fiocruz.br/images/Publicacoes_Educacao/PDFs/Oolhardovisitante.pdf>. Acesso em: 27 jun. 2020.
MEDEIROS, A. A história e a física do fantasma de Pepper. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, Florianópolis, v. 23, n. 3, p. 329-345, set. 2008. ISSN 2175-7941. Disponível em: <https://www.periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/view/5811/5801>. Acesso em: 22 jun. 2020.
MIRANDA, A. C. DE B. et al. Alfabetização Ecológica e Formação de Conceitos na Educação Infantil por meio de atividades lúdicas. Investigações em Ensino de Ciências, Porto Alegre, v. 15, n. 1, p.181-200, mar. 2010.
MOREIRA, M. A. Teorias da Aprendizagem. São Paulo: EPU, 2011. 196p.
OLIVEIRA, M. K. Vygotsky e o processo de formação de conceitos. In: LA TEILLE, Y.; OLIVEIRA, M. K.; DANTAS, H. (Orgs.). Piaget, Vygotsky, Wallon: teorias psicogenéticas em discussão. São Paulo, SP: Summus, 1992. cap. 2.
OVIGLI, D. F. B., BERTUCCI, M. C. S. O ensino de Ciências nas séries iniciais e a formação do professor nas instituições públicas paulistas. In: SIMPÓSIO NACIONAL DE ENSINO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA, I, 2009, Ponta Grossa. Anais… Ponta Grossa. 2009. p. 1595-1612. Disponível em: <http://www.sinect.com.br/anais2009/>. Acesso em: 30 jul. 2020.
REGO, T. C. Vygotsky: uma perspectiva histórico cultural da educação. Petrópolis: Vozes, 2012. 100p.
STUDART, D. C. Museus e famílias: percepções e comportamentos de crianças e seus familiares em exposições para o público infantil. História, Ciências, Saúde – Manguinhos, v. 12 (suplemento), p. 55-77, 2005.
VYGOTSKY, L. S. O desenho na infância. In: Ensaios comentados: imaginação e criação na infância. Coleção Ensaios Comentados, São Paulo: Ática, p.105-128.
VYGOTSKY, L. S. Pensamento e Linguagem. 4. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2008. 216 p.
VYGOTSKY, L. S. A Formação Social da Mente. 7. ed. São Paulo: Martins Fontes, 1991. 224 p.
ZUQUIERI, R. de C. B. O ensino de ciências na educação infantil: análise de práticas docentes na abordagem metodológica da pedagogia histórico-crítica. 2007. 200 f. Dissertação (Mestrado) - Faculdade de Ciências, Universidade Estadual Paulista, Bauru. Disponível em: <http://hdl.handle.net/11449/90857>.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
DECLARAÇÃO DE RESPONSABILIDADE Certifico que participei da concepção do trabalho, em parte ou na íntegra, que não omiti quaisquer ligações ou acordos de financiamento entre os autores e companhias que possam ter interesse na publicação desse artigo. Certifico que o texto é original e que o trabalho, em parte ou na íntegra, ou qualquer outro trabalho com conteúdo substancialmente similar, de minha autoria, não foi enviado a outra revista e não o será enquanto sua publicação estiver sendo considerada pelo Caderno Brasileiro de Ensino de Física, quer seja no formato impresso ou no eletrônico.
Caderno Brasileiro de Ensino de Física, Florianópolis, SC, Brasil - - - eISSN 2175-7941 - - - está licenciada sob Licença Creative Commons > > > > >