À luz da Ciência na Educação Infantil: Desafiando a imaginação infantil a desvendar fenômenos ópticos

Autores

  • Guilherme Frederico Marranghello Universidade Federal do Pampa, Campus Bagé https://orcid.org/0000-0001-9156-1847
  • Márcia Maria Lucchese Universidade Federal do Pampa, Campus Bagé
  • Ângela Maria Hartmann Universidade Federal do Pampa, Campus Caçapava do Sul

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-7941.2020v37n2p807

Resumo

Este trabalho apresenta uma análise da visitação de crianças de 4 a 6 anos à exposição À Luz da Ciência na Educação Infantil, promovida pela Universidade Federal do Pampa, a partir de uma proposta de divulgação e popularização da ciência sobre a temática Luz. A proposta fez parte das comemorações do Ano Internacional da Luz (2015), tendo recebido fomento do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) para sua realização em dois campi: Bagé (em 2016) e Caçapava do Sul (em 2017). Descrevemos neste trabalho as treze estações do circuito da exposição, analisando, em seguida, como as crianças, acompanhadas por suas professoras e monitores da universidade, interagiram com os experimentos e artefatos, bem como sua capacidade de expressar conceitos científicos relacionados à temática, tais como: reflexão, refração, energia luminosa, luz e sombra e outros. Como, na época, as crianças ainda não dominavam a escrita e a leitura, os dados sobre a experiência de visitação foram reunidos por meio de desenhos e comentários feitos por elas após terem percorrido todo o circuito da exposição. O encantamento e a alegria durante a visita à exposição deixaram a certeza de que é possível tornar o conhecimento científico acessível para crianças dessa faixa etária e que a curiosidade é o elemento mais importante a ser explorado durante uma exposição interativa, pois elas se mantêm atentas e receptivas ao que lhes desafia a imaginação.

Biografia do Autor

Guilherme Frederico Marranghello, Universidade Federal do Pampa, Campus Bagé

Guilherme Frederico Marranghello é doutor em Ciências pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e professor na Universidade Federal do Pampa. Atualmente é Diretor do Planetário da Unipampa. 

Márcia Maria Lucchese, Universidade Federal do Pampa, Campus Bagé

Márcia Maria Lucchese  é doutora em Ciências pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e atualmente é professora na Universidade Federal do Pampa, coordenadora do Projeto Gurias do Pampa nas Exatas.

Ângela Maria Hartmann, Universidade Federal do Pampa, Campus Caçapava do Sul

Ângela Maria Hartmann é doutora em Educação pela Universidade de Brasília e docente no Curso de Ciências Exatas - Licenciatura da Universidade Federal do Pampa desde 2010. Coordenadora institucional do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) edições 2018-2020 e 2020-2022.

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Publicado

2020-08-12

Como Citar

Marranghello, G. F., Lucchese, M. M., & Hartmann, Ângela M. (2020). À luz da Ciência na Educação Infantil: Desafiando a imaginação infantil a desvendar fenômenos ópticos. Caderno Brasileiro De Ensino De Física, 37(2), 807–827. https://doi.org/10.5007/2175-7941.2020v37n2p807

Edição

Seção

Relatos e propostas de experiências didáticas