Oficinas de Física em uma comunidade rural quilombola
DOI:
https://doi.org/10.5007/2175-7941.2022.e85939Palavras-chave:
Popularização da Ciência, Educação Não Formal, Ensino de Física, Comunidades RuraisResumo
A popularização da ciência é uma ação cultural reflexiva e comunicativa que busca, pelo diálogo, promover a participação das pessoas em geral em discussões do campo científico e tecnológico. Apresentam-se neste artigo os resultados da investigação sobre uma ação de popularização da ciência no formato de oficinas com moradores de uma comunidade rural que partiu da seguinte indagação: De que modo uma ação de popularização da ciência, voltada aos conhecimentos da Física, contribui para esclarecer cientificamente fatos cotidianos em uma comunidade rural? A ação fundamentou-se nos conceitos de popularização da ciência e na teoria da aprendizagem significativa de David Ausubel. Antes de promover as oficinas, foi realizada uma pesquisa exploratória sobre as concepções dos moradores de uma comunidade rural quilombola sobre as temáticas: segurança no trabalho, saúde e comunicação. A partir disso, construiu-se uma proposta didática no formato de três oficinas, em que foram abordadas situações cotidianas dessa comunidade. Os dados, obtidos a partir dos diálogos entre os participantes e os pesquisadores durante as oficinas, foram reunidos por meio de gravações em áudio e analisados segundo os pressupostos da Análise Textual Discursiva. Os resultados da pesquisa mostram que a ação popularização da ciência contribuiu para esclarecer cientificamente fatos cotidianos aos moradores da comunidade rural quilombola. Registrou-se, ainda, a ocorrência de mudanças de hábitos e um melhor entendimento acerca do papel da ciência e da tecnologia nas ações cotidianas dos moradores.
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