Oficinas de Física em uma comunidade rural quilombola

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-7941.2022.e85939

Palavras-chave:

Popularização da Ciência, Educação Não Formal, Ensino de Física, Comunidades Rurais

Resumo

A popularização da ciência é uma ação cultural reflexiva e comunicativa que busca, pelo diálogo, promover a participação das pessoas em geral em discussões do campo científico e tecnológico. Apresentam-se neste artigo os resultados da investigação sobre uma ação de popularização da ciência no formato de oficinas com moradores de uma comunidade rural que partiu da seguinte indagação: De que modo uma ação de popularização da ciência, voltada aos conhecimentos da Física, contribui para esclarecer cientificamente fatos cotidianos em uma comunidade rural? A ação fundamentou-se nos conceitos de popularização da ciência e na teoria da aprendizagem significativa de David Ausubel. Antes de promover as oficinas, foi realizada uma pesquisa exploratória sobre as concepções dos moradores de uma comunidade rural quilombola sobre as temáticas: segurança no trabalho, saúde e comunicação. A partir disso, construiu-se uma proposta didática no formato de três oficinas, em que foram abordadas situações cotidianas dessa comunidade. Os dados, obtidos a partir dos diálogos entre os participantes e os pesquisadores durante as oficinas, foram reunidos por meio de gravações em áudio e analisados segundo os pressupostos da Análise Textual Discursiva. Os resultados da pesquisa mostram que a ação popularização da ciência contribuiu para esclarecer cientificamente fatos cotidianos aos moradores da comunidade rural quilombola. Registrou-se, ainda, a ocorrência de mudanças de hábitos e um melhor entendimento acerca do papel da ciência e da tecnologia nas ações cotidianas dos moradores.

Biografia do Autor

Fernando Oliveira Machado, E. E. E. M. Antônio José Lopes Jardim, SEDUC/RS

Mestre em Ensino de Ciências pelo Programa de Pós Graduação em Ensino de Ciências da Universidade Federal do Pampa (2019). Graduado em Licenciatura em Ciências Exatas - Habilitação em Física pela Universidade Federal do Pampa (2013). Atualmente, é Diretor da Escola Estadual de Ensino Médio Antônio José Lopes Jardim da Rede Estadual de Educação do Estado do Rio Grande do Sul. Tem experiência na área de Física e Química, Gestão Escolar, Supervisão Escolar e Orientação Educacional.

Angela Maria Hartmann , Universidade Federal do Pampa

Professora Associada da Universidade Federal do Pampa, UNIPAMPA, é docente no Curso de Ciências Exatas, Licenciatura, desde 2010 e na Pós-Graduação em Ensino de Ciências desde 2013. Graduada em Licenciatura Plena em Matemática pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos) e Mestre e Doutora em Educação pela Universidade de Brasília foi professora da Educação Básica por 27 anos. 

Rafhael Brum Werlang, Universidade Federal do Pampa

Doutor em Ensino de Ciências pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2017), Mestre em Ensino de Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2007), Especialista em Metodologia do Ensino de Física e Matemática pela Faculdade Internacional de Curitiba (2009) e Graduado em Física Licenciatura Plena pela Universidade Federal de Santa Maria (2004). Atualmente, é coordenador do Laboratório Interdisciplinar de Formação de Educadores (LIFE) - UNIPAMPA - do Campus de Caçapava do Sul. Atuou por cinco anos como professor na Educação Básica, Ministrando a disciplina de Física no Ensino Médio. Professor Adjunto IV na Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA), Campus Caçapava do Sul/RS, atua em Cursos de Graduação e de Pós-Graduação.  

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Publicado

2022-12-15

Como Citar

Machado, F. O. ., Hartmann , A. M., & Werlang, R. B. . (2022). Oficinas de Física em uma comunidade rural quilombola. Caderno Brasileiro De Ensino De Física, 39(3), 712–742. https://doi.org/10.5007/2175-7941.2022.e85939

Edição

Seção

Ensino e aprendizagem de Ciências/Física