Rubricas Pedagógicas Analíticas: um instrumento de avaliação continuada no Ensino de Física

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-7941.2023.e91707

Palavras-chave:

Avaliação, Rubricas Pedagógicas, Ensino-aprendizagem, Energia

Resumo

Neste trabalho discute-se a importância da avaliação formativa e continuada no processo ensino-aprendizagem em aulas de Física do ensino médio, apresentando rubricas pedagógicas analíticas enquanto instrumentos que, a partir de objetivos, critérios e categorias, possibilita evidenciar o que o professor espera dos alunos, além de identificar suas aprendizagens acerca de conteúdos ou tarefas e favorecer a auto avaliação. As rubricas pedagógicas analíticas foram construídas e implementadas em uma turma de 3° ano do Ensino Médio, em aulas de Física, a partir de uma sequência de atividades desenvolvida para uma aprendizagem significativa crítica que buscou ensinar sobre energia e suas transformações. A pesquisa destas atividades seguiu uma abordagem qualitativa e os instrumentos de avaliação foram as rubricas pedagógicas analíticas, elaboradas pela professora-pesquisadora. As análises por rubricas pedagógicas analíticas mostraram que os novos conhecimentos adquiriram novos significados para os estudantes e os conhecimentos prévios adquiriram maior estabilidade cognitiva, ou seja, as atividades foram importantes para reelaborar os subsunçores, diferenciá-los e integrá-los, como propõe a teoria da aprendizagem significativa crítica.

Biografia do Autor

Márcia Maria Lucchese, Universidade Federal do Pampa

Professora da Universidade Federal do Pampa, Mestre em Física e Doutora em Ciências. Atua nos cursos de Licenciatura em Física e Mestrado Profissional em Ensino de Ciências. 

Marilia Britto Corrêa de Oliveira, Instituto Federal Sul Riograndense

Professora Substituta no Instituto sul Riograndense, Mestra em Ensino de Ciências, Especialista em Ciências e Tecnologia na Educação e Graduada em licenciatura em Física.  

 

Diana Paula Salomão de Freitas, Universidade Federal de Pelotas

Possui graduação em Ciências Biológicas (2008), mestrado em Educação Ambiental (2010) e doutorado em Educação em Ciências (2015) pela Universidade Federal do Rio Grande (FURG). Atualmente é professora adjunta da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Pelotas (UFPel)/RS.  Assume o ensino por pesquisa como metodologia para as aulas, que são fundamentadas numa perspectiva estético-ambiental de educação. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Formação de Professores, atuando principalmente nos seguintes temas: educação ​estético-ambiental, arte-educação, interdisciplinaridade, educar pela pesquisa e formação acadêmico-profissional.

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Publicado

2023-12-14

Como Citar

Lucchese, M. M. ., Britto Corrêa de Oliveira, M. ., & Salomão de Freitas, D. P. . (2023). Rubricas Pedagógicas Analíticas: um instrumento de avaliação continuada no Ensino de Física. Caderno Brasileiro De Ensino De Física, 40(3), 502–519. https://doi.org/10.5007/2175-7941.2023.e91707

Edição

Seção

Ensino e aprendizagem de Ciências/Física