Narrativas históricas: gravidade, sistemas de mundo e natureza da ciência

Autores

  • Juliana M. Hidalgo F. Drummond Departamento de Física Teórica e Experimental, UFRN
  • José Diogo dos Santos Nicácio Mestrando em Ensino de Ciências Naturais e Matemática, UFRN
  • Arthur Winston Skeete Jr Mestrando em Ensino de Ciências Naturais e Matemática, UFRN
  • Mykaell Martins da Silva Licenciado em Física e Bolsista do PIBID, UFRN
  • Amanda Thanize Araújo Câmara Licenciada em Física, UFRN
  • Francisco Valdécio Bezerra Bacharelando em Física, UFRN

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-7941.2014v32n1p99

Resumo

De acordo com o entendimento de que o ensinar ciência e o ensinar sobre a ciência não devem estar dissociados, apresenta-se um conjunto de narrativas históricas para utilização no Ensino Médio, tecendo considerações sobre os recortes históricos procedidos e as escolhas implementadas em sua elaboração. Procura-se chamar a atenção para as potencialidades, possibilidades e limitações das narrativas. Esses pontos remetem explicitamente a reflexões relacionadas a uma utilização flexível, tendo em vista particularidades dos contextos educacionais. 

 

Biografia do Autor

Juliana M. Hidalgo F. Drummond, Departamento de Física Teórica e Experimental, UFRN

É bacharel em Física pela Universidade Estadual de Campinas (1998), mestre em Historia da Ciência (2001/FAPESP) e doutora em Filosofia/ Filosofia da Ciência (2005/FAPESP) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Realizou estágios de pós-doutoramento na UNICAMP (2005-2007/FAPESP) e na PUC-SP (2007-2008/FAPESP). Foi coordenadora de área do PIBID-Física CAPES na Universidade Federal do Rio Grande do Norte entre 2010 e 2012. Atualmente é professora pesquisadora no Departamento de Física Teórica e Experimental da UFRN e membro permanente do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturais e Matemática. Atua principalmente nas áreas de História da Ciência, História e Filosofia da Ciência no Ensino e Natureza da Ciência (www.hfcjhidalgo.com). É integrante do Grupo de História, Teoria e Ensino de Ciências da Universidade de São Paulo (www.ghtc.usp.br).

José Diogo dos Santos Nicácio, Mestrando em Ensino de Ciências Naturais e Matemática, UFRN

Licenciado em Física. Mestrando em Ensino de Ciências Naturais e Matemática. Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturais e Matemática - UFRN

Arthur Winston Skeete Jr, Mestrando em Ensino de Ciências Naturais e Matemática, UFRN

Licenciado em Física
Mestrando em Ensino de Ciências Naturais e Matemática
Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturais e Matemática - UFRN

Mykaell Martins da Silva, Licenciado em Física e Bolsista do PIBID, UFRN

Licenciando em Física - Bolsista do PIBID

Amanda Thanize Araújo Câmara, Licenciada em Física, UFRN

Licenciada em Física. Departamento de Física Teórica e Experimental – UFRN

Francisco Valdécio Bezerra, Bacharelando em Física, UFRN

Licenciado em Física, Bacharelando em Física. Departamento de Física Teórica e Experimental – UFRN

Downloads

Publicado

2015-04-09

Edição

Seção

História e Filosofia da Ciência