Narrativas históricas: gravidade, sistemas de mundo e natureza da ciência

Juliana M. Hidalgo F. Drummond, José Diogo dos Santos Nicácio, Arthur Winston Skeete Jr, Mykaell Martins da Silva, Amanda Thanize Araújo Câmara, Francisco Valdécio Bezerra

Resumo


De acordo com o entendimento de que o ensinar ciência e o ensinar sobre a ciência não devem estar dissociados, apresenta-se um conjunto de narrativas históricas para utilização no Ensino Médio, tecendo considerações sobre os recortes históricos procedidos e as escolhas implementadas em sua elaboração. Procura-se chamar a atenção para as potencialidades, possibilidades e limitações das narrativas. Esses pontos remetem explicitamente a reflexões relacionadas a uma utilização flexível, tendo em vista particularidades dos contextos educacionais. 

 


Palavras-chave


Narrativas históricas; Gravidade; Sistemas de Mundo; Natureza da Ciência

Texto completo:

PDF/A


DOI: https://doi.org/10.5007/2175-7941.2014v32n1p99

 


Cad. Bras. Ens. Fís. UFSC, Florianópolis, SC, Brasil - - - eISSN 2175-7941 - - - está licenciada sob Licença Creative Commons
> > > > >