A história da evolução do conceito físico de energia como subsídio para o seu ensino e aprendizagem – parte II

Autores

  • Luciano Carvalhais Gomes Departamento de Física, Universidade Estadual de Maringá

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-7941.2015v32n3p738

Resumo

Este artigo tem como objetivo mostrar os aspectos essenciais do desenvolvimento do conceito físico de energia, para subsidiar a escolha dos professores quanto à melhor maneira de compreender e ensinar esse conceito, e está dividido em duas partes. Na primeira, mostramos algumas contribuições de Thomas Young, Johann Bernoulli, Galileu Galilei, René Descartes e Leibniz, e apresentamos como se deu a evolução do conceito físico de energia no contexto das máquinas e para além da mecânica. Nesta segunda e última parte, encerraremos a nossa análise apresentando algumas contribuições decisivas de Joule e Kelvin para a formulação correta e moderna do princípio de conservação de energia e, consequentemente, do conceito físico de energia. Em seguida, daremos a nossa sugestão de como abordar esse conceito em sala de aula. 

Biografia do Autor

Luciano Carvalhais Gomes, Departamento de Física, Universidade Estadual de Maringá

Professor Adjunto B do Departamento de Física da Universidade Estadual de Maringá.

Downloads

Publicado

2015-05-12

Como Citar

Gomes, L. C. (2015). A história da evolução do conceito físico de energia como subsídio para o seu ensino e aprendizagem – parte II. Caderno Brasileiro De Ensino De Física, 32(3), 738–768. https://doi.org/10.5007/2175-7941.2015v32n3p738

Edição

Seção

História e Filosofia da Ciência