A história da evolução do conceito físico de energia como subsídio para o seu ensino e aprendizagem – parte I

Autores

  • Luciano Carvalhais Gomes Departamento de Física, UEM, Maringá, PR

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-7941.2015v32n2p407

Resumo

Este artigo tem como objetivo mostrar os aspectos essenciais do desenvolvimento do conceito físico de energia, para subsidiar a escolha dos professores quanto à melhor maneira de compreender e ensinar esse conceito. Estudaremos o pensamento de alguns dos principais cientistas que se interessaram sobre este tema e os debates criados. O artigo está dividido em duas partes. Nesta primeira parte, analisaremos algumas contribuições de Thomas Young, Johann Bernoulli, Galileu Galilei, René Descartes e Leibniz. Além disso, mostraremos como se deu a evolução do conceito físico de energia no contexto das máquinas e para além da mecânica. A ideia principal que norteia a discussão do texto é o fato do desenvolvimento do conceito físico de energia estar intimamente relacionado com o desenvolvimento do princípio de que há uma “constância no meio de mudança”. Ou seja, algo sempre fica constante apesar das mudanças do meio.

Biografia do Autor

Luciano Carvalhais Gomes, Departamento de Física, UEM, Maringá, PR

Professor Adjunto B do Departamento de Física da UEM

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Publicado

2015-03-24

Como Citar

Gomes, L. C. (2015). A história da evolução do conceito físico de energia como subsídio para o seu ensino e aprendizagem – parte I. Caderno Brasileiro De Ensino De Física, 32(2), 407–441. https://doi.org/10.5007/2175-7941.2015v32n2p407

Edição

Seção

História e Filosofia da Ciência