A história da evolução do conceito físico de energia como subsídio para o seu ensino e aprendizagem – parte I

Autores/as

  • Luciano Carvalhais Gomes Departamento de Física, UEM, Maringá, PR

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-7941.2015v32n2p407

Resumen

Este artigo tem como objetivo mostrar os aspectos essenciais do desenvolvimento do conceito físico de energia, para subsidiar a escolha dos professores quanto à melhor maneira de compreender e ensinar esse conceito. Estudaremos o pensamento de alguns dos principais cientistas que se interessaram sobre este tema e os debates criados. O artigo está dividido em duas partes. Nesta primeira parte, analisaremos algumas contribuições de Thomas Young, Johann Bernoulli, Galileu Galilei, René Descartes e Leibniz. Além disso, mostraremos como se deu a evolução do conceito físico de energia no contexto das máquinas e para além da mecânica. A ideia principal que norteia a discussão do texto é o fato do desenvolvimento do conceito físico de energia estar intimamente relacionado com o desenvolvimento do princípio de que há uma “constância no meio de mudança”. Ou seja, algo sempre fica constante apesar das mudanças do meio.

Biografía del autor/a

Luciano Carvalhais Gomes, Departamento de Física, UEM, Maringá, PR

Professor Adjunto B do Departamento de Física da UEM

Publicado

2015-03-24

Cómo citar

Gomes, L. C. (2015). A história da evolução do conceito físico de energia como subsídio para o seu ensino e aprendizagem – parte I. Caderno Brasileiro De Ensino De Física, 32(2), 407–441. https://doi.org/10.5007/2175-7941.2015v32n2p407

Número

Sección

História e Filosofia da Ciência