Looping: solução da lagrangiana, simulação computacional e estratégias didáticas

Autores

  • Nelson Canzian da Silva Departamento de Física, Universidade Federal de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-7941.2015v32n3p963

Resumo

Este artigo descreve como construir e resolver a lagrangiana para obter as equações de movimento de uma esfera em um looping, tradicional equipamento utilizado em laboratórios de física e outros espaços de divulgação científica para discutir aspectos ligados à conservação da energia. As equações encontradas são codificadas em uma simulação computacional que permite ao usuário escolher alguns parâmetros, tais como altura de lançamento, material e tamanho da esfera. Em resposta, a simulação mostra a sua trajetória e gráficos e tabelas da posição, velocidade, aceleração e energia (em suas diversas manifestações) em função do tempo. São também apresentadas algumas sugestões de uso didático da simulação, e em particular dos gráficos e tabelas produzidos por ela, para buscar ajudar alunos e visitantes a aprofundar sua compreensão das grandezas físicas subjacentes e suas inter-relações. A simulação pode ser acessada em canzian.fsc.ufsc.br/looping.

Biografia do Autor

Nelson Canzian da Silva, Departamento de Física, Universidade Federal de Santa Catarina

Departamento de Física, Universidade Federal de Santa Catarina, SC.

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Publicado

2015-10-23

Como Citar

da Silva, N. C. (2015). Looping: solução da lagrangiana, simulação computacional e estratégias didáticas. Caderno Brasileiro De Ensino De Física, 32(3), 963–987. https://doi.org/10.5007/2175-7941.2015v32n3p963

Edição

Seção

Objetos de Aprendizagem, Recursos Digitais e Virtuais sobre o Ensino de Física