Física Moderna e técnicas computacionais: como "ver" o átomo de Hidrogênio
DOI:
https://doi.org/10.5007/2175-7941.2016v33n2p667Resumo
Este artigo busca construir uma ligação entre dois temas que têm recebido cada vez mais atenção nos anos finais da educação básica e nos anos iniciais do ensino superior nas áreas de ciência e tecnologia: a introdução à física moderna e a introdução a técnicas básicas de programação. Como pretexto, o artigo descreve como gerar figuras que representam, através de um pontilhado ou uma escala de cores, as densidades de probabilidade para o elétron em um átomo de hidrogênio. Isso é feito apresentando brevemente a física do problema de base e comentando algoritmos que (a) implementam as equações do problema, (b) permitem gerar valores aleatórios a partir de distribuições de probabilidades arbitrárias e (c) efetivamente produzem as figuras. O objetivo fundamental é mostrar ao leitor como técnicas básicas de modelagem e visualização de dados são efetivamente implementadas utilizando um tema que em princípio é de seu interesse. A implementação é feita em HTML/CSS/JavaScript, uma tecnologia extremamente versátil e acessível que constitui a base de todo o conteúdo na internet hoje, incluindo muitos ambientes educacionais virtuais.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
DECLARAÇÃO DE RESPONSABILIDADE Certifico que participei da concepção do trabalho, em parte ou na íntegra, que não omiti quaisquer ligações ou acordos de financiamento entre os autores e companhias que possam ter interesse na publicação desse artigo. Certifico que o texto é original e que o trabalho, em parte ou na íntegra, ou qualquer outro trabalho com conteúdo substancialmente similar, de minha autoria, não foi enviado a outra revista e não o será enquanto sua publicação estiver sendo considerada pelo Caderno Brasileiro de Ensino de Física, quer seja no formato impresso ou no eletrônico.
Caderno Brasileiro de Ensino de Física, Florianópolis, SC, Brasil - - - eISSN 2175-7941 - - - está licenciada sob Licença Creative Commons > > > > >