A reflexão da luz nos periódicos de Ensino de Física: evidenciando tendências e carências de pesquisa a partir de uma revisão bibliográfica

Autores

  • Jair Lúcio Prados Ribeiro Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências, Universidade de Brasília
  • Maria Helena da Silva Carneiro Faculdade de Educação, Universidade de Brasília

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-7941.2016v33n2p355

Palavras-chave:

Reflexão, Óptica, Ensino de Óptica, Ensino de Física

Resumo

O artigo apresenta uma revisão bibliográfica acerca da reflexão luminosa. Foram revisados 152 artigos sobre o tema, publicados em revistas acadêmicas brasileiras e internacionais voltadas de forma específica para o ensino de física, entre 1995 e 2015. O diálogo entre os artigos foi estabelecido a partir de dez categorias de classificação dos textos, de acordo com o seu subtema específico: princípios da reflexão, refletância, velocidade da luz, reflexão difusa, imagens reais e virtuais, espelhos planos, espelhos curvos, associações de espelhos, polarização e espelhos relativísticos. A revisão evidenciou grande concentração de esforços de pesquisa em aplicações de espelhos curvos e planos. Por outro lado, temas como refletância, velocidade da luz, espelhos relativísticos e a relação entre os fenômenos da reflexão e da polarização mostraram carência de trabalhos. A revisão mostrou que esses quatro subtemas não são usuais nas publicações de autores brasileiros, demonstrando possibilidades de pesquisas futuras. O uso de materiais cotidianos em atividades experimentais também foi evidenciado, principalmente em artigos voltados para o tratamento da óptica no ensino médio, fato que contribui para a continuidade de pesquisas sobre o tema. Ressalta-se ainda que a celebração do Ano Internacional da Luz (2015) não parece ter alavancado de forma substancial as publicações sobre o tema.

Biografia do Autor

Jair Lúcio Prados Ribeiro, Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências, Universidade de Brasília

Cursando o doutorado em Educação em Ciências, no eixo de interesse Aprendizagem em ciências e Tecnologia, pela Universidade de Brasília (início: 2015).

Mestre em Ensino de Ciências, UnB, 2010.

Engenheiro de Infraestrutura Aeronáutica, ITA, 1996.

Licenciatura em Física (complemento), UCB, 2013.

Maria Helena da Silva Carneiro, Faculdade de Educação, Universidade de Brasília

Downloads

Publicado

2016-09-08

Edição

Seção

Pesquisa em Ensino de Física