A reflexão da luz nos periódicos de Ensino de Física: evidenciando tendências e carências de pesquisa a partir de uma revisão bibliográfica
DOI:
https://doi.org/10.5007/2175-7941.2016v33n2p355Resumo
O artigo apresenta uma revisão bibliográfica acerca da reflexão luminosa. Foram revisados 152 artigos sobre o tema, publicados em revistas acadêmicas brasileiras e internacionais voltadas de forma específica para o ensino de física, entre 1995 e 2015. O diálogo entre os artigos foi estabelecido a partir de dez categorias de classificação dos textos, de acordo com o seu subtema específico: princípios da reflexão, refletância, velocidade da luz, reflexão difusa, imagens reais e virtuais, espelhos planos, espelhos curvos, associações de espelhos, polarização e espelhos relativísticos. A revisão evidenciou grande concentração de esforços de pesquisa em aplicações de espelhos curvos e planos. Por outro lado, temas como refletância, velocidade da luz, espelhos relativísticos e a relação entre os fenômenos da reflexão e da polarização mostraram carência de trabalhos. A revisão mostrou que esses quatro subtemas não são usuais nas publicações de autores brasileiros, demonstrando possibilidades de pesquisas futuras. O uso de materiais cotidianos em atividades experimentais também foi evidenciado, principalmente em artigos voltados para o tratamento da óptica no ensino médio, fato que contribui para a continuidade de pesquisas sobre o tema. Ressalta-se ainda que a celebração do Ano Internacional da Luz (2015) não parece ter alavancado de forma substancial as publicações sobre o tema.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
DECLARAÇÃO DE RESPONSABILIDADE Certifico que participei da concepção do trabalho, em parte ou na íntegra, que não omiti quaisquer ligações ou acordos de financiamento entre os autores e companhias que possam ter interesse na publicação desse artigo. Certifico que o texto é original e que o trabalho, em parte ou na íntegra, ou qualquer outro trabalho com conteúdo substancialmente similar, de minha autoria, não foi enviado a outra revista e não o será enquanto sua publicação estiver sendo considerada pelo Caderno Brasileiro de Ensino de Física, quer seja no formato impresso ou no eletrônico.
Caderno Brasileiro de Ensino de Física, Florianópolis, SC, Brasil - - - eISSN 2175-7941 - - - está licenciada sob Licença Creative Commons > > > > >