Ensino interativo na abordagem de Eletricidade numa escola portuguesa
DOI:
https://doi.org/10.5007/2175-7941.2016v33n3p839Resumo
A exploração de materiais didáticos interactivos é vista como potenciadora de uma melhor aprendizagem da Física. Neste trabalho apresentam-se alguns resultados obtidos da realização de atividades práticas de laboratório (APL) e exploração de ferramentas baseadas em recursos educativos digitais (RED), na abordagem de Eletricidade em algumas escolas portuguesas. Nesta investigação, os alunos foram divididos em Grupo Experimental (GE) e Grupo de Controlo (GC). Na recolha dos dados foram usadas fichas, relatórios de aula, inquéritos e entrevistas. Os resultados apontam para uma melhor aprendizagem dos alunos do GE, validando assim as hipóteses de qualidade e de continuidade desta prática de ensino e aprendizagem nas escolas. Este trabalho mostra também que quer a utilização pelos alunos dos materiais interativos quer a formação dos professores na exploração desses materiais, são necessárias para promover uma aprendizagem colaborativa.
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Caderno Brasileiro de Ensino de Física, Florianópolis, SC, Brasil - - - eISSN 2175-7941 - - - está licenciada sob Licença Creative Commons > > > > >