Ensino interativo na abordagem de Eletricidade numa escola portuguesa

Autores/as

  • Maria José Quintas Agrupamento de Escolas de Valbom, Gondomar, Instituto de Física dos Materiais, Universidade do Porto
  • Paulo Simeão Carvalho Instituto de Física dos Materiais, Universidade do Porto, Porto http://orcid.org/0000-0002-5381-955X

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-7941.2016v33n3p839

Resumen

A exploração de materiais didáticos interactivos é vista como potenciadora de uma melhor aprendizagem da Física. Neste trabalho apresentam-se alguns resultados obtidos da realização de atividades práticas de laboratório (APL) e exploração de ferramentas baseadas em recursos educativos digitais (RED), na abordagem de Eletricidade em algumas escolas portuguesas. Nesta investigação, os alunos foram divididos em Grupo Experimental (GE) e Grupo de Controlo (GC). Na recolha dos dados foram usadas fichas, relatórios de aula, inquéritos e entrevistas. Os resultados apontam para uma melhor aprendizagem dos alunos do GE, validando assim as hipóteses de qualidade e de continuidade desta prática de ensino e aprendizagem nas escolas. Este trabalho mostra também que quer a utilização pelos alunos dos materiais interativos quer a formação dos professores na exploração desses materiais, são necessárias para promover uma aprendizagem colaborativa.

Biografía del autor/a

Maria José Quintas, Agrupamento de Escolas de Valbom, Gondomar, Instituto de Física dos Materiais, Universidade do Porto

Maria José Quintas é professora contratada de Física e Química, com mestrado em Física e Química em Contexto Escolar. É presentemente aluna do Programa Doutoral em Ensino e Divulgação das Ciências da FCUP (Portugal), desenvolvendo a sua investigação na área do Ensino da Física.

Paulo Simeão Carvalho, Instituto de Física dos Materiais, Universidade do Porto, Porto

Paulo Simeão Carvalho é professor auxiliar do Departamento de Física e Astronomia da FCUP, investigados do Instituto de Física dos Materiais da UP (IFIMUP) e da Unidade de Ensino das Ciências. Os seus interesses atuais são na área do ensino e divulgação da física e na formação inicial e contínua de professores.

Publicado

2016-12-15

Cómo citar

Quintas, M. J., & Carvalho, P. S. (2016). Ensino interativo na abordagem de Eletricidade numa escola portuguesa. Caderno Brasileiro De Ensino De Física, 33(3), 839–860. https://doi.org/10.5007/2175-7941.2016v33n3p839

Número

Sección

Pesquisa em Ensino de Física