Elementos histórico-culturais para o ensino dos instrumentos ópticos

Marlon C. Alcantara, Marco Braga

Resumo


http://dx.doi.org/10.5007/2175-7941.2017v34n1p109

Neste trabalho, apresentaremos uma proposta para o ensino dos instrumentos óticos a partir de uma abordagem contextual da História das Ciências. Para isso, utilizaremos uma Rede de Relações Sociais que tem Constantijn Huygens (1596-1687) como centro (hub). A partir de fontes primárias e de outros documentos que tratam da cultura holandesa no século XVII, buscaremos mostrar como essa rede, composta por cientistas, pintores e filósofos, ligada a fatores como a religião e o comércio, pode nos oferecer uma visão interdisciplinar e complexa sobre o advento dos instrumentos óticos. A visão contextual desse período histórico poderá fornecer subsídios para a construção de um currículo interdisciplinar a partir dos instrumentos ópticos.


Palavras-chave


História da Ciência; Interdisciplinaridade; Redes Históricas; Natureza da Ciência; Ciência e Arte

Texto completo:

PDF/A


DOI: http://dx.doi.org/10.5007/2175-7941.2017v34n1p109

 


Cad. Bras. Ens. Fís. UFSC, Florianópolis, SC, Brasil - - - eISSN 2175-7941 - - - está licenciada sob Licença Creative Commons
> > > > >