A origem do universo como tema para discutir a Natureza da Ciência no Ensino Médio

Gustavo Antonio Montenegro Guttmann, Marco Braga

Resumo


Nesse artigo, será apresentada uma proposta de introdução de questões relativas à Natureza da Ciência a partir da confrontação de duas teorias distintas sobre a origem do universo. Esse trabalho foi desenvolvido junto a turmas de Ensino Médio de uma escola do Rio de Janeiro. As teorias são divergentes, sendo uma defensora de um universo com uma origem definida, o Big Bang, e a outra de um Universo Eterno. Ao final do trabalho, foi possível aferir que os alunos passaram a ter uma visão mais complexa sobre Ciência. 


Palavras-chave


História da Ciência; Natureza da Ciência; Filosofia da Ciência

Texto completo:

PDF/A


DOI: https://doi.org/10.5007/2175-7941.2015v32n2p442

 


Cad. Bras. Ens. Fís. UFSC, Florianópolis, SC, Brasil - - - eISSN 2175-7941 - - - está licenciada sob Licença Creative Commons
> > > > >