A origem do universo como tema para discutir a Natureza da Ciência no Ensino Médio

Autores

  • Gustavo Antonio Montenegro Guttmann Cefet-RJ, Uned, Nova Friburgo, RJ
  • Marco Braga CEFET-RJ, Rio de Janeiro, RJ

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-7941.2015v32n2p442

Resumo

Nesse artigo, será apresentada uma proposta de introdução de questões relativas à Natureza da Ciência a partir da confrontação de duas teorias distintas sobre a origem do universo. Esse trabalho foi desenvolvido junto a turmas de Ensino Médio de uma escola do Rio de Janeiro. As teorias são divergentes, sendo uma defensora de um universo com uma origem definida, o Big Bang, e a outra de um Universo Eterno. Ao final do trabalho, foi possível aferir que os alunos passaram a ter uma visão mais complexa sobre Ciência. 

Biografia do Autor

Gustavo Antonio Montenegro Guttmann, Cefet-RJ, Uned, Nova Friburgo, RJ

Possui graduação em Licenciatura em Física pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2005) e mestrado em Ensino de Ciências e Matemática pelo Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (2011). Atuou no mercado privado de Ensino até 2013. Em 2014 entrou para o Cefet/RJ, Unidade de Nova Friburgo.

Marco Braga, CEFET-RJ, Rio de Janeiro, RJ

CEFET-RJ, Rio de Janeiro, RJ

Downloads

Publicado

2015-05-12

Como Citar

Guttmann, G. A. M., & Braga, M. (2015). A origem do universo como tema para discutir a Natureza da Ciência no Ensino Médio. Caderno Brasileiro De Ensino De Física, 32(2), 442–460. https://doi.org/10.5007/2175-7941.2015v32n2p442

Edição

Seção

História e Filosofia da Ciência