O forno solar como ponte entre a física e o conforto das edificações

Jonas Cegelka da Silva, Renata Rotta, Isabel Krey Garcia

Resumo


O referido trabalho é fruto de uma prática interdisciplinar entre a física e o conforto das edificações para alunos do segundo ano do ensino médio do curso técnico integrado de edificações. Tendo como suporte teórico as teorias da aprendizagem significativa, da aprendizagem significativa crítica, dos campos conceituais e da interdisciplinaridade, foi proposto aos alunos que construíssem um forno solar com materiais de baixo custo. Para isso, os mesmos receberam oito situações que norteavam suas buscas pelos melhores materiais a serem utilizados. Essas situações foram respondidas, inicialmente pelos alunos, a partir de pesquisa realizada e após, sistematizadas na turma. Como resultado, foi possível obter indícios de aprendizagem significativa e/ou significativa crítica dos conceitos abordados, tais como propagação do calor e fechamentos (opacos e transparentes). Durante a explanação sobre a construção do forno, os alunos externalizarem os conhecimentos aprendidos de forma mais ampla, fazendo contrapontos com o conforto térmico em uma edificação.


Palavras-chave


Interdisciplinaridade; Física Térmica; Aprendizagem Significativa; Campos Conceituais; Forno Solar

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DOI: https://doi.org/10.5007/2175-7941.2018v35n2p345

 


Cad. Bras. Ens. Fís. UFSC, Florianópolis, SC, Brasil - - - eISSN 2175-7941 - - - está licenciada sob Licença Creative Commons
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