O forno solar como ponte entre a física e o conforto das edificações
DOI:
https://doi.org/10.5007/2175-7941.2018v35n2p345Resumo
O referido trabalho é fruto de uma prática interdisciplinar entre a física e o conforto das edificações para alunos do segundo ano do ensino médio do curso técnico integrado de edificações. Tendo como suporte teórico as teorias da aprendizagem significativa, da aprendizagem significativa crítica, dos campos conceituais e da interdisciplinaridade, foi proposto aos alunos que construíssem um forno solar com materiais de baixo custo. Para isso, os mesmos receberam oito situações que norteavam suas buscas pelos melhores materiais a serem utilizados. Essas situações foram respondidas, inicialmente pelos alunos, a partir de pesquisa realizada e após, sistematizadas na turma. Como resultado, foi possível obter indícios de aprendizagem significativa e/ou significativa crítica dos conceitos abordados, tais como propagação do calor e fechamentos (opacos e transparentes). Durante a explanação sobre a construção do forno, os alunos externalizarem os conhecimentos aprendidos de forma mais ampla, fazendo contrapontos com o conforto térmico em uma edificação.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
DECLARAÇÃO DE RESPONSABILIDADE Certifico que participei da concepção do trabalho, em parte ou na íntegra, que não omiti quaisquer ligações ou acordos de financiamento entre os autores e companhias que possam ter interesse na publicação desse artigo. Certifico que o texto é original e que o trabalho, em parte ou na íntegra, ou qualquer outro trabalho com conteúdo substancialmente similar, de minha autoria, não foi enviado a outra revista e não o será enquanto sua publicação estiver sendo considerada pelo Caderno Brasileiro de Ensino de Física, quer seja no formato impresso ou no eletrônico.
Caderno Brasileiro de Ensino de Física, Florianópolis, SC, Brasil - - - eISSN 2175-7941 - - - está licenciada sob Licença Creative Commons > > > > >