O forno solar como ponte entre a física e o conforto das edificações

Autores

  • Jonas Cegelka da Silva Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha, Campus Santa Rosa
  • Renata Rotta Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha, Campus Santa Rosa
  • Isabel Krey Garcia Universidade Federal de Santa Maria

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-7941.2018v35n2p345

Palavras-chave:

Interdisciplinaridade, Física Térmica, Aprendizagem Significativa, Campos Conceituais, Forno Solar

Resumo

O referido trabalho é fruto de uma prática interdisciplinar entre a física e o conforto das edificações para alunos do segundo ano do ensino médio do curso técnico integrado de edificações. Tendo como suporte teórico as teorias da aprendizagem significativa, da aprendizagem significativa crítica, dos campos conceituais e da interdisciplinaridade, foi proposto aos alunos que construíssem um forno solar com materiais de baixo custo. Para isso, os mesmos receberam oito situações que norteavam suas buscas pelos melhores materiais a serem utilizados. Essas situações foram respondidas, inicialmente pelos alunos, a partir de pesquisa realizada e após, sistematizadas na turma. Como resultado, foi possível obter indícios de aprendizagem significativa e/ou significativa crítica dos conceitos abordados, tais como propagação do calor e fechamentos (opacos e transparentes). Durante a explanação sobre a construção do forno, os alunos externalizarem os conhecimentos aprendidos de forma mais ampla, fazendo contrapontos com o conforto térmico em uma edificação.

Biografia do Autor

Jonas Cegelka da Silva, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha, Campus Santa Rosa

Docente no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha, campus Santa Rosa. Doutorando no Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde da Universidade Federal de Santa Maria.

Renata Rotta, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha, Campus Santa Rosa

Mestre em Engenharia Civil (UFSM). Docente no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha, campus Santa Rosa. 

Isabel Krey Garcia, Universidade Federal de Santa Maria

Doutora em Ensino de Física (UFRGS). Docente na Universidade Federal de Santa Maria. 

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Publicado

2018-09-14

Edição

Seção

Pesquisa em Ensino de Física