História e Filosofia da Ciência na formação docente: trabalhando com animações digitais

Autores

  • Juliana Mesquita Hidalgo Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Milton Schivani Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Mykaell da Silva Martins Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturais e Matemática, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-7941.2018v35n3p805

Resumo

O presente trabalho discute os resultados da aplicação de uma intervenção didática desenvolvida para o contexto da formação inicial de professores de Física. A intervenção teve como foco essencial promover a reflexão crítica sobre objetos virtuais de aprendizagem com conteúdo histórico, por meio de um processo de desenvolvimento de modificações em tais recursos de modo a adequá-los para uso didático. Nesse sentido, a intervenção se descortinou a partir dos seguintes questionamentos: Qual a qualidade e a pertinência das animações digitais com viés histórico-filosófico voltadas para o ensino de Física? Quais visões de ciência estão implícita ou explicitamente presentes nesses recursos didáticos? O conteúdo apresentado pelos mesmos é adequado do ponto de vista historiográfico? A que objetivos didáticos atendem? É possível propor modificações a esses objetos de modo a adequá-los ao uso didático? Os resultados obtidos na análise da aplicação da intervenção demonstram positivamente a motivação e a participação bem fundamentada e qualificada dos licenciandos em atividade de análise crítica e reelaboração de roteiro para animação digital

Biografia do Autor

Juliana Mesquita Hidalgo, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

É bacharel em Física pela Universidade Estadual de Campinas (1998), mestra em Historia da Ciência (2001/FAPESP) e doutora em Filosofia/Filosofia da Ciência (2005/FAPESP) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Realizou estágios de pós-doutoramento na UNICAMP (2005-2007/FAPESP) e na PUC-SP (2007-2008/FAPESP). Foi coordenadora de área do PIBID-Física CAPES na Universidade Federal do Rio Grande do Norte entre 2010 e 2012. Atualmente é professora pesquisadora no Departamento de Física Teórica e Experimental da UFRN e membro permanente do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturais e Matemática. Atua, principalmente, nas áreas de História da Ciência, História e Filosofia da Ciência no Ensino e Natureza da Ciência (www.hfcjhidalgo.com). É integrante do Grupo de História, Teoria e Ensino de Ciências da Universidade de São Paulo (www.ghtc.usp.br).

Milton Schivani, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Possui graduação em Física (Licenciatura Plena) pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) (2006), mestrado em Ensino de Ciências (modalidade Física) pelo Instituto de Física da Universidade de São Paulo (IFUSP) (2010) e doutorado em Educação pela Faculdade de Educação da USP (FEUSP) (2014). Tem experiência na educação básica e atualmente é professor do Departamento de Física da UFRN. Participou do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD), atuando na comissão de avaliação pedagógica dos Livros Didáticos de Ciências (PNLD 2017) e Física (PNLD 2018). É pesquisador da área de Ensino, atuando principalmente nos seguintes temas: Contextualização no Ensino de Ciências, Mapas Conceituais, Novas Tecnologias no Ensino de Física (com foco na Robótica Educacional) e Difusão da Astronomia em espaços Não-Formais.

Mykaell da Silva Martins, Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturais e Matemática, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Licenciado em Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Atuou como professor substituto na Universidade Estadual do Ceará. Mestrando em Ensino de Ciências (UFRN).

Downloads

Publicado

2018-12-18

Como Citar

Hidalgo, J. M., Schivani, M., & Martins, M. da S. (2018). História e Filosofia da Ciência na formação docente: trabalhando com animações digitais. Caderno Brasileiro De Ensino De Física, 35(3), 805–850. https://doi.org/10.5007/2175-7941.2018v35n3p805

Edição

Seção

História e Filosofia da Ciência