Blaise Pascal (1623-1662), um humano: recorte biográfico e proposta para a formação docente
DOI:
https://doi.org/10.5007/2175-7941.2019v36n2p457Resumo
Desde as últimas décadas do século XX, tem-se enfatizado a importância da inserção da História da Ciência na educação científica. Em paralelo, dificuldades de natureza historiográfica quanto à compreensão do que é História da Ciência e sua escrita são considerados fatores limitantes para tal inserção. Estão ainda presentes na educação científica histórias essencialmente laudatórias, anacrônicas, que se destinam a apresentar “heróis” da ciência e a estabelecer a paternidade das descobertas científicas. A estas nos contrapondo, construímos um brevíssimo recorte biográfico de Blaise Pascal (1623-1662) para a formação docente. Sendo contrários a uma descrição cumulativa e linear de início, meio e fins cronológico e teleológico que outrora caracterizou o gênero biográfico tanto na História quanto na História da Ciência, (re)interpretamos um passado com articulações entre a vida do biografado e seus contextos – indivíduo e sociedade em dialética –, diante da irresolúvel tensão entre um ser representativo e um ser único. Esse recorte possibilita trazer a licenciandos em Física a compreensão de elementos da historiografia da ciência, ao passo em que permite “humanizar” Pascal sob a égide da École des Annales e de sua perspectiva de história-problema, dando margem a discussões de viés filosófico. Este artigo apresenta o recorte biográfico de Blaise Pascal, bem como sugere a sua socialização em uma proposta de sequência didática para a formação de professores de física.
Referências
ALFONSO-GOLDFARB, A. M. O que é história da ciência. São Paulo: Brasiliense, 1994.
BALDINATO, J. O.; PORTO, P. A. Variações da história da ciência no ensino de ciências. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, 2008. Atas...
BARROS, J. C. D’A. A Nouvelle Histoire e os Annales: entre continuidades e rupturas. Revista de História, Salvador, v. 5, n. 1-2, p. 308-340, 2013.
BLAISE PASCAL. Direção: R. Rossellini. Produção: R. Rossellini. Intérpretes: P. Arditi, R. Forzano, G. Addobbati, T. Ricci e outros. Roteiro: R. Rossellini, M. Mariani e L. Scaffa. Música: M. Nascimbene. Itália: 1972. 1 DVD (129 min.), 1.33:1, colorido.
BOURDIEU, P. A ilusão biográfica. In: AMADO, J.; FERREIRA, M. de M. (Orgs.). Usos e abusos da história oral. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2005, p. 183-191.
BRASIL, Ministério da Educação. Edital de convocação para o processo de inscrição e avaliação de obras didáticas para o Programa Nacional do Livro Didático 2017. Brasília: MEC/SEB, 2015.
BRASIL, Ministério da Educação. Orientações Curriculares para o Ensino Médio. Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias. Brasília: MEC/SEMTEC, 2006.
BRASIL, Ministério da Educação. Orientações Educacionais Complementares aos Parâmetros Curriculares Nacionais. Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias. Brasília: MEC/SEMTEC, 2002.
COSTA, A. C. L. Biografias históricas e práxis historiográfica. Sæculum, João Pessoa, v. 13, n. 23, p. 19-33, jul./dez. 2010.
DEL PRIORE, M. Biografia: quando o indivíduo encontra a história. Topoi, Rio de Janeiro, v. 10, n. 19, p. 7-16, jul./dez. 2009.
DOSSE, F. A biografia modal. In: DOSSE, F. O Desafio Biográfico: Escrever uma Vida. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2015. p. 195-228.
DUARTE, M. C. A história da ciência na prática de professores portugueses: implicações para a formação de professores de ciências. Ciência & Educação. Bauru, v. 10, n. 3, p. 317-331, 2004.
FERREIRA, A. M. P; FERREIRA, M. E. M. P. A história da ciência na formação de professores. História da Ciência e Ensino: Construindo Interfaces. São Paulo, v. 2, p. 1-13, 2010.
FIGUEIRÔA, S. F. de M. A propósito dos estudos biográficos na história das ciências e das tecnologias. Revista de História e Estudos Culturais, Uberlândia, v. 4, n. 3, p. 1-14, 2007.
FORATO, T. C. M.; PIETROCOLA, M.; MARTINS, R. A. Historiografia e natureza da ciência na sala de aula. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, Florianópolis, v. 28, n. 1, p. 27-59, abr. 2011.
GIL-PÉREZ, D.; MONTORO, I. F.; CARRACOSA, J. A.; CACHAPUZ, A. C.; PRAIA, J. Para uma imagem não deformada do trabalho científico. Ciência & Educação. Bauru, v. 7, n. 2, p. 125-153, 2001.
GOULART, S. M. História da ciência: elo da dimensão transdisciplinar no processo de formação de professores de ciências. In: LIBÂNEO, J. C.; SANTOS, A. (Orgs.). Educação na era do conhecimento em rede e transdisciplinaridade. Campinas: Alínea, 2005.
HIDALGO, J. M.; ALVES, J. M.; SOUZA, F. de A.; QUEIROZ, D. de M. A história da ciência (distorcida ou ausente) em livros didáticos: o conteúdo sobre o “experimento de Torricelli” como estudo de caso. Alexandria, Florianópolis, v. 11, n. 1, p. 101-124, mai. 2018.
LEVI, G. Usos da biografia. In: AMADO, J. ; FERREIRA, M. de M. (Orgs.). Usos e abusos da história oral. Rio de janeiro: FGV, 1996, p. 167-182.
MARTINS, R. A. História e história da ciência: encontros e desencontros. In: CONGRESSO LUSO-BRASILEIRO DE HISTÓRIA DA CIÊNCIA E DA TÉCNICA, 2001. Atas...
MARTINS, R. A. Introdução: a história das ciências e seus usos na educação. In: SILVA, C. C. Estudo de História e Filosofia das Ciências: subsídios para aplicação no ensino. São Paulo: Livraria da Física, 2006. p. XVI-XXIX.
MARTINS, R. A. Que tipo de história da ciência esperamos ter nas próximas décadas? Episteme: Filosofia e História das Ciências em Revista, n. 10, p. 39-56, jan./jun. 2000.
MATTHEWS, M. R. História, filosofia e ensino de ciências: a tendência atual da reaproximação. Caderno Catarinense de Ensino de Física, Florianópolis, v. 12, n. 3, p. 164-214, dez. 1995.
NYE, M. J. Scientific Biography: History of Science by Another Means. Isis, Chicago, v. 97, n. 2, p. 322-329, jun. 2006.
OLIVEIRA, P. M. A. de; OLIVEIRA, A. L. de. Sedução e desafios da biografia na história. Faces de Clio, Juiz de Fora, v. 1, n. 1, p. 168-180, jan./jun. 2015.
PASCAL, B. Tratados Físicos. Seleção, tradução e notas de Roberto de Andrade Martins. Cadernos de História e Filosofia da Ciência, Campinas, v. 1, n. 3, p. 49-168. 1989.
PEREIRA, G. J. S. A. História e filosofia da ciência nos currículos das licenciaturas em física e química da UFRN. 235 f. 2009. Dissertação (Mestrado em Educação) - UFRN, Natal, RN.
QUEIROZ, D.M. Blaise Pascal (1623-1662), um humano: (re)interpretações com vistas à formação inicial de professores de Física. 141f. 2018. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências) - UFRN, Natal, RN.
SCHMIDT, B. B. Biografia e regimes de historicidade. MÉTIS: história & cultura, Caxias do Sul, v. 2, n. 3, p. 57-72, jan./jun. 2003.
SCHMIDT, B. B. Construindo Biografias… Historiadores e Jornalistas: Aproximações e Afastamentos. Estudos Históricos, Rio de Janeiro, v. 10, n. 19, p. 3-21, jan./jun. 1997.
SCHMIDT, B. B. História e Biografia. In: CARDOSO, C. F.; VAINFAS, R. (Orgs.). Novos domínios da história. Rio de Janeiro: Elsevier, 2012. p. 187-205.
SCHMIDT, B. B. Quando o historiador espia pelo buraco da fechadura: biografia e ética. História, São Paulo, v. 33, n. 1, p. 124-144, jan./jun. 2014.
SCHWARCZ, L. M. Biografia como gênero e problema. História Social, Campinas, n. 24, p. 51-73, jan./jun. 2013.
VIDAL, P. H. O. A história da ciência nos livros didáticos de química do PNLEM 2007. 104 f. 2009. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências) - USP, São Paulo, SP.
VIDAL, P. H. O.; PORTO, P. A. A história da ciência nos livros didáticos de química do PNLEM 2007. Ciência & Educação, Bauru, v. 18, n. 2, p. 291-308, 2012.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
DECLARAÇÃO DE RESPONSABILIDADE Certifico que participei da concepção do trabalho, em parte ou na íntegra, que não omiti quaisquer ligações ou acordos de financiamento entre os autores e companhias que possam ter interesse na publicação desse artigo. Certifico que o texto é original e que o trabalho, em parte ou na íntegra, ou qualquer outro trabalho com conteúdo substancialmente similar, de minha autoria, não foi enviado a outra revista e não o será enquanto sua publicação estiver sendo considerada pelo Caderno Brasileiro de Ensino de Física, quer seja no formato impresso ou no eletrônico.
Caderno Brasileiro de Ensino de Física, Florianópolis, SC, Brasil - - - eISSN 2175-7941 - - - está licenciada sob Licença Creative Commons > > > > >