Blaise Pascal (1623-1662), um humano: recorte biográfico e proposta para a formação docente

Autores

  • Daniel de Medeiros Queiroz Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturais e Matemática, Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Juliana Mesquita Hidalgo Universidade Federal do Rio Grande do Norte https://orcid.org/0000-0001-6526-454X

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-7941.2019v36n2p457

Resumo

Desde as últimas décadas do século XX, tem-se enfatizado a importância da inserção da História da Ciência na educação científica. Em paralelo, dificuldades de natureza historiográfica quanto à compreensão do que é História da Ciência e sua escrita são considerados fatores limitantes para tal inserção. Estão ainda presentes na educação científica histórias essencialmente laudatórias, anacrônicas, que se destinam a apresentar “heróis” da ciência e a estabelecer a paternidade das descobertas científicas. A estas nos contrapondo, construímos um brevíssimo recorte biográfico de Blaise Pascal (1623-1662) para a formação docente. Sendo contrários a uma descrição cumulativa e linear de início, meio e fins cronológico e teleológico que outrora caracterizou o gênero biográfico tanto na História quanto na História da Ciência, (re)interpretamos um passado com articulações entre a vida do biografado e seus contextos – indivíduo e sociedade em dialética –, diante da irresolúvel tensão entre um ser representativo e um ser único. Esse recorte possibilita trazer a licenciandos em Física a compreensão de elementos da historiografia da ciência, ao passo em que permite “humanizar” Pascal sob a égide da École des Annales e de sua perspectiva de história-problema, dando margem a discussões de viés filosófico. Este artigo apresenta o recorte biográfico de Blaise Pascal, bem como sugere a sua socialização em uma proposta de sequência didática para a formação de professores de física.

Biografia do Autor

Daniel de Medeiros Queiroz, Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturais e Matemática, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Licenciado em Física, Mestre em Ensino de Ciências Naturais e Matemática.

Juliana Mesquita Hidalgo, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

É bacharel em Física pela Universidade Estadual de Campinas (1998), mestra em Historia da Ciência (2001/FAPESP) e doutora em Filosofia/ Filosofia da Ciência (2005/FAPESP) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Realizou estágios de pós-doutoramento na UNICAMP (2005-2007/FAPESP) e na PUC-SP (2007-2008/FAPESP). Foi coordenadora de área do PIBID-Física CAPES na Universidade Federal do Rio Grande do Norte entre 2010 e 2012. Atualmente é professora pesquisadora no Departamento de Física Teórica e Experimental da UFRN e membro permanente do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturais e Matemática. Atua principalmente nas áreas de História da Ciência, História e Filosofia da Ciência no Ensino e Natureza da Ciência (www.hfcjhidalgo.com). É integrante do Grupo de História, Teoria e Ensino de Ciências da Universidade de São Paulo (www.ghtc.usp.br).

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Publicado

2019-08-28

Como Citar

Queiroz, D. de M., & Hidalgo, J. M. (2019). Blaise Pascal (1623-1662), um humano: recorte biográfico e proposta para a formação docente. Caderno Brasileiro De Ensino De Física, 36(2), 457–489. https://doi.org/10.5007/2175-7941.2019v36n2p457

Edição

Seção

História e Filosofia da Ciência