A História da Ciência no PNLD 2018: o Princípio de Arquimedes como estudo de caso
DOI:
https://doi.org/10.5007/2175-7941.2021.e76199Resumo
Este artigo discorre sobre o conteúdo “Princípio de Arquimedes” nos livros didáticos de Física do PNLD 2018. Investiga-se, dentre outros aspectos históricos, a presença do episódio envolvendo Arquimedes (287 a.C. – 212 a.C.) e o problema da coroa do rei de Siracusa, recorrentemente propagado, sob um viés empirista-indutivista, como a “descoberta do empuxo”. A proposta desenvolvida se descortina a partir de uma peculiaridade. Trabalhos acadêmicos em periódicos nacionais da área de Ensino de Física, nas últimas décadas, chamaram a atenção para aspectos histórico-filosóficos relacionados ao Princípio de Arquimedes. Pode-se questionar se essas discussões vêm tendo algum impacto nos livros didáticos. A análise crítica minuciosa mostra que ainda é frequente a presença da pseudo-história empirista-indutivista, bem como a apresentação historicamente descontextualizada do Princípio de Arquimedes. São também notáveis, nos livros analisados, repercussões dos questionamentos dos especialistas da área de Ensino de Física contra a narrativa mítica do episódio citado. Por vezes, notam-se nesses livros referências explícitas aos trabalhos acadêmicos, mas a repercussão em iniciativas direcionadas ao professor e ao aluno é ainda embrionária. Por outro lado, dentre os doze livros didáticos analisados, há dois exemplos de transposição robusta da História da Ciência para o contexto do ensino médio, explicitamente apoiados em trabalhos acadêmicos. Esses resultados apontam uma direção promissora.
Referências
ALFONSO-GOLDFARB, A. M. O que é História da Ciência. São Paulo: Brasiliense, 1994.
ACEVEDO-DÍAZ, J. A.; GARCÍA-CARMONA, A.; ARAGÓN, M. M. Historia de la ciencia para enseñar naturaleza de la ciencia: una estrategia para la formación inicial del profesorado de ciência. Educación Química, Cidade do México, n. 28, p. 140-146, 2017.
ASSIS, A. K. T. Sobre os corpos flutuantes, tradução comentada de um texto de Arquimedes. Revista da SBHC, Rio de Janeiro, n. 16, p. 69-80, 1996.
BALDINATO, J. O.; PORTO, P. A. Variações da História da Ciência no Ensino de Ciências. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, 6, 2008, Belo Horizonte. Atas... Belo Horizonte: ABRAPEC, 2008. p. 1-8.
BARRETO FILHO, B.; SILVA, C. Física aula por aula. Mecânica. São Paulo: FTD, 2016. v.1.
BONJORNO, J. R. et al. Física. São Paulo: Editora FTD, 2016. v. 1.
BRASIL, MEC. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2015 (a).
BRASIL, MEC. Edital de convocação para o processo de inscrição e avaliação de obras didáticas para o Programa Nacional do Livro Didático PNLD 2018. Brasília: MEC, 2015 (b).
DAMASIO, F.; PEDUZZI, L. O. Q. História e filosofia da ciência na educação científica: para quê? Ensaio: Pesquisa em Educação em Ciências, Belo Horizonte, v. 19, p. 1-19, 2017.
DOCA, R. H.; BISCUOLA, G. J; BÔAS, N. V. Física. São Paulo: Saraiva, 2016. v. 1.
FORATO, T. C. M.; PIETROCOLA, M.; MARTINS, R. A. Historiografia e natureza da ciência na sala de aula. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, Florianópolis, v. 28, p. 27-59, 2011.
FORATO, T. C. M. Preparação de professores para problematização da pseudohistória em materiais didáticos. Enseñanza de las Ciencias, Barcelona, v. Extra, p. 1316-1321, 2013.
FUKUI, A.; MOLINA, M. M.; VENÊ. Ser protagonista: Física. São Paulo: SM, 2016. v. 1.
GASPAR, A. Compreendendo a Física. São Paulo: Ática, 2016. v. 1.
GALILEI, G. La Bilancetta. Cadernos de História e Filosofia da Ciência, Campinas, v. 9, p. 105-107, 1986.
GIL-PÉREZ, D. et al. Para uma imagem não deformada do trabalho científico. Ciência & Educação, Bauru, v. 7, n. 2, p. 125-153, 2000.
GONÇALVES FILHO, A.; TOSCANO, C. Física: interação e tecnologia. São Paulo: Leya, 2016. v. 1.
GUIMARÃES, O.; PIQUEIRA, J. R.; CARRON, W. Física. São Paulo: Ática, 2016. v. 1.
HIDALGO, J. M. et al. A história da ciência (distorcida ou ausente) em livros didáticos: o conteúdo sobre o “Experimento de Torricelli” como estudo de caso. Alexandria, Florianópolis, v. 11, p. 101-124, 2018.
LUZ, A. M. R.; ÁLVARES, B. A.; GUIMARÃES, C. C. Física: contexto & aplicações. São Paulo: Scipione, 2017. v. 1.
MARTINI, G. et al. Conexões com a física. São Paulo: Moderna, 2016. v. 1.
MARTINS, R. A. Arquimedes e a coroa do Rei: problemas históricos. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, Florianópolis, v.17, n.2, p. 115-121, 2000.
MARTINS, R. A. Introdução: a História da Ciência e seus usos na Educação. In: SILVA, C. C. Estudos de história e filosofia das ciências: subsídios para aplicação no ensino. São Paulo: Livraria da Física, 2006. p. xxi-xxiv.
MATTHEWS, M. R. História, Filosofia e ensino de ciências: a tendência atual de reaproximação. Caderno Catarinense de Ensino de Física, Florianópolis, v. 12, n. 3, p. 164-214, 1995.
PIETROCOLA, M. et al. Física em contextos. 1 ed. São Paulo: Editora do Brasil, 2016. v. 1.
SCHIVANI, M; SOUZA, G. F.; LIRA, N. Programa Nacional do Livro Didático de Física: subsídios para pesquisas. Revista Brasileira de Ensino de Física, São Paulo, v. 42, p. e20200011 1-10, 2020.
SILVEIRA, F. L.; MEDEIROS, A. O paradoxo hidrostático de Galileu e a Lei de Arquimedes. Caderno Catarinense de Ensino de Física, Florianópolis, v. 26, n. 2, p. 273-294, ago. 2009.
TORRES, C. M. A. et al. Física: ciência e tecnologia. 4. ed. São Paulo: Moderna, 2016. v. 1.
VIDAL, P. H. O. A história da ciência nos livros didáticos de química do PNLEM 2007. 2009. 103 f. Dissertação - Programa Interunidades em Ensino de Ciências, USP, São Paulo.
YAMAMOTO, K.; FUKE, L. F. Física para o ensino médio. São Paulo: Saraiva, 2016. v. 1.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
DECLARAÇÃO DE RESPONSABILIDADE Certifico que participei da concepção do trabalho, em parte ou na íntegra, que não omiti quaisquer ligações ou acordos de financiamento entre os autores e companhias que possam ter interesse na publicação desse artigo. Certifico que o texto é original e que o trabalho, em parte ou na íntegra, ou qualquer outro trabalho com conteúdo substancialmente similar, de minha autoria, não foi enviado a outra revista e não o será enquanto sua publicação estiver sendo considerada pelo Caderno Brasileiro de Ensino de Física, quer seja no formato impresso ou no eletrônico.
Caderno Brasileiro de Ensino de Física, Florianópolis, SC, Brasil - - - eISSN 2175-7941 - - - está licenciada sob Licença Creative Commons > > > > >