A introdução de temas em aulas de física: utilização das concepções prévias nos modelos de mudança conceitual e perfil conceitual

Iankie Gabriel Milani, Luiz Henrique Martins Arthury

Resumo


Visando contribuir com as discussões relativas ao construtivismo no Ensino de Ciências, apresentamos e discutimos os resultados de uma pesquisa que objetivou analisar possíveis relações entre os modos como os professores de Física utilizam as concepções prévias dos estudantes durante a introdução de temas, e os objetivos de aprendizagem propostos por esses professores, com foco nos modelos de mudança conceitual e perfil conceitual. Por meio de entrevista, avaliamos as respostas de quatro professores, onde levantamos suas percepções em relação aos objetivos conceituais de se ensinar Física, concluindo que esses professores têm uma afinidade como o conceito de perfil conceitual.


Palavras-chave


Construtivismo; Ensino de Física; Mudança Conceitual; Perfil Conceitual

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DOI: https://doi.org/10.5007/2175-7941.2019v36n2p414

 


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