O ensino de astronomia e a história e filosofia da ciência na visão de professores de astronomia de licenciaturas em física

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-7941.2022.e87457%20

Palavras-chave:

Ensino de Astronomia, História e Filosofia da Ciência, Formação Inicial de Professores

Resumo

Apresentamos neste trabalho os resultados de uma pesquisa que buscou traçar um panorama da disciplina de astronomia nas licenciaturas em física do sul do Brasil. A partir de uma pesquisa mais abrangente, neste trabalho concentramos a discussão na visão dos professores desses cursos a respeito da história e filosofia da ciência e sua prática docente na formação inicial de professores de física. Para alcançar esses professores, utilizamos dados da plataforma do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes de 2017 e identificamos vinte e oito instituições que possuem licenciatura em física com disciplinas de astronomia em sua matriz curricular. Por meio das respostas dos professores a um questionário, categorizamos algumas visões sobre a atividade científica e a prática desses professores junto aos licenciandos, identificando algumas visões inadequadas como a visão aproblemática e a visão empírico-indutivista, embora também tenhamos identificado falas positivas a esse respeito. Discutindo as respostas desses professores junto ao que vem sendo apontado no ensino de astronomia e ciências em geral, sugerimos que, por se tratar de uma temática que normalmente chama atenção dos alunos, devemos nos preocupar com possíveis visões inadequadas no ensino de astronomia, pois elas podem se refletir na formação do professor de física e, consequentemente, em sua prática futura junto aos estudantes do ensino médio.

Biografia do Autor

Leopoldo Gorges Neto, Universidade de São Paulo- USP

Licenciado em Física pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina (IFSC), Campus Jaraguá do Sul; Mestrando do programa de Mestrado Profissional em Ensino de Astronomia (MPEA) do Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas da Universidade de São Paulo (IAG-USP). 

Luiz Henrique Martins Arthury, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina, IFSC

É formado em Física pela Universidade Federal de Santa Catarina. Possui mestrado e doutorado em Educação Científica e Tecnológica pela mesma instituição, com trabalhos sobre visões epistemológicas na astrofísica e cosmologia. É professor do Instituto Federal de Santa Catarina - Campus Jaraguá do Sul, tendo experiência na área de Ensino de Física, com ênfase em História e Filosofia da Ciência e Física Moderna. Possui interesse e trabalhos de pesquisa sobre o desenvolvimento da ciência, seus modos de produção de conhecimento e seu ensino.

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Publicado

2022-12-15

Como Citar

Gorges Neto, L., & Arthury, L. H. M. (2022). O ensino de astronomia e a história e filosofia da ciência na visão de professores de astronomia de licenciaturas em física. Caderno Brasileiro De Ensino De Física, 39(3), 769–797. https://doi.org/10.5007/2175-7941.2022.e87457

Edição

Seção

Formação de Professores de Ciências/Física