Modelagem do espalhamento rayleigh da luz com propósitos de ensino e de aprendizagem

Sonia Krapas Teixeira, Paulo Acioly Marques dos Santos

Resumo


Enfocamos a modelagem do espalhamento Rayleigh da luz, fenômeno
natural que pode ser reproduzido em exibições, laboratórios, e até
mesmo em salas de aula, por meio de uma simples simulação
experimental. Exploramos o referencial do ensino-aprendizagem
baseado em modelos com o propósito de tornar mais fácil para o
aprendiz compreender a modelagem do fenômeno e as propriedades
ópticas envolvidas. Discutimos a exploração da modelagem em espaços
formais e não formais de educação.

Palavras-chave


Modelagem; ensino-aprendizagem; espalhamento da luz

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.5007/%25x

 


Cad. Bras. Ens. Fís. UFSC, Florianópolis, SC, Brasil - - - eISSN 2175-7941 - - - está licenciada sob Licença Creative Commons
> > > > >