Modelagem do espalhamento rayleigh da luz com propósitos de ensino e de aprendizagem

Autores

  • Sonia Krapas Teixeira UFF - Rio de Janeiro
  • Paulo Acioly Marques dos Santos UFF - Rio de Janeiro

Resumo

Enfocamos a modelagem do espalhamento Rayleigh da luz, fenômeno natural que pode ser reproduzido em exibições, laboratórios, e até mesmo em salas de aula, por meio de uma simples simulação experimental. Exploramos o referencial do ensino-aprendizagem baseado em modelos com o propósito de tornar mais fácil para o aprendiz compreender a modelagem do fenômeno e as propriedades ópticas envolvidas. Discutimos a exploração da modelagem em espaços formais e não formais de educação.

Biografia do Autor

Sonia Krapas Teixeira, UFF - Rio de Janeiro

Graduação (licenciatura e bacharelado) em Física pela Universidade Estadual de Campinas (1972), mestrado em Ensino de Ciências Modalidade Física pela Universidade de São Paulo (1982) e doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo (1989).

Mais informações: Currículo Lattes - CNPq.

Paulo Acioly Marques dos Santos, UFF - Rio de Janeiro

Graduação em Fisica pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1978), mestrado em Física pela Universidade Federal Fluminense (1981) e doutorado em Física pela Universidade Estadual de Campinas (1989).

Mais informações: Currículo Lattes - CNPq.

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Publicado

2002-01-01

Como Citar

Teixeira, S. K., & Santos, P. A. M. dos. (2002). Modelagem do espalhamento rayleigh da luz com propósitos de ensino e de aprendizagem. Caderno Brasileiro De Ensino De Física, 19(3), 341–350. Recuperado de https://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/view/6609

Edição

Seção

Artigos