O peso medido pela balança: ruptura e continuidade na construção do conceito

Autores

  • Sonia Krapas Teixeira UFF - Rio de Janeiro
  • Jesuína L. A. Pacca Instituto de Física - USP São Paulo - SP

Resumo

Para diversos autores a mudança conceitual no ensino resulta do enfrentamento de duas teorias em conflito (a do estudante e a científica) com o abandono de uma em favor da outra. Adotando como referência o construtivismo de inspiração piagetiana, entendemos que o processo de mudança conceitual se dá através da reestruturação da velha teoria e não do seu abandono. Isso implica na existência de etapas intermediárias entre as duas teorias em jogo, que revelam em que medida a nova teoria rompe com a antiga e em que medida há continuidade entre elas. Com o presente trabalho mostramos o processo de mudança conceitual associado à construção do conceito de peso medido pela balança.

Biografia do Autor

Sonia Krapas Teixeira, UFF - Rio de Janeiro

Graduação (licenciatura e bacharelado) em Física pela Universidade Estadual de Campinas (1972), mestrado em Ensino de Ciências Modalidade Física pela Universidade de São Paulo (1982) e doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo (1989).

Mais informações: Currículo Lattes - CNPq.

Jesuína L. A. Pacca, Instituto de Física - USP São Paulo - SP

Graduação (Licenciatura e Bacharelado) em Física pela Universidade de São Paulo (1962), mestrado em Ensino de Ciências Modalidade Física pela Universidade de São Paulo (1977), doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo (1983) e pós-doutorado pela Universita degli Studi di Bologgna- Bologna (1988).

Mais informações: Currículo Lattes - CNPq.

Downloads

Publicado

1994-01-01

Como Citar

Teixeira, S. K., & Pacca, J. L. A. (1994). O peso medido pela balança: ruptura e continuidade na construção do conceito. Caderno Brasileiro De Ensino De Física, 11(3), 154–171. Recuperado de https://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/view/7144

Edição

Seção

Artigos