Relatos de aulas de ótica no Ensino Médio: o quê eles nos revelam sobre a atuação do professor?
DOI:
https://doi.org/10.5007/2175-7941.2011v28n2p297Resumo
Neste trabalho, apresentamos uma análise de relatos sobre as aulas de óptica de duas professoras de física de Ensino Médio, participantes de um programa de formação contínua de professores dentro de uma linha de ensino-aprendizagem construtivista. Os relatos foram analisados visando conhecer a atuação dessas professoras em sala de aula, a partir dos planejamentos pedagógicos elaborados e das barreiras encontradas quando é focalizado o aluno e sua aprendizagem na sala de aula. Desse estudo, podemos dizer que essas professoras procuravam traçar caminhos na linha construtivista, tendo como algumas linhas marcantes nessa trajetória dar voz aos alunos e realizar atividades experimentais para explorar os conteúdos conceituais e teóricos de óptica. Além disso, observamos que o planejamento inicial das aulas dessas professoras é modificado ao longo das aulas, quando ocorrem interações dialógicas professor-aluno; essas interações são capazes de realimentar o processo, desde que o professor esteja atento às ocorrências que revelam a construção do conhecimento dos alunos.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
DECLARAÇÃO DE RESPONSABILIDADE Certifico que participei da concepção do trabalho, em parte ou na íntegra, que não omiti quaisquer ligações ou acordos de financiamento entre os autores e companhias que possam ter interesse na publicação desse artigo. Certifico que o texto é original e que o trabalho, em parte ou na íntegra, ou qualquer outro trabalho com conteúdo substancialmente similar, de minha autoria, não foi enviado a outra revista e não o será enquanto sua publicação estiver sendo considerada pelo Caderno Brasileiro de Ensino de Física, quer seja no formato impresso ou no eletrônico.
Caderno Brasileiro de Ensino de Física, Florianópolis, SC, Brasil - - - eISSN 2175-7941 - - - está licenciada sob Licença Creative Commons > > > > >