Concepções alternativas em eletroquímica e circulação da corrente elétrica

Autores

  • Neusa J. C. Caramel Pós-Graduação Interunidades - USP
  • Jesuína L. A. Pacca Instituto de Física – USP São Paulo – SP

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-7941.2011v28n1p7

Resumo

Esta pesquisa trata das concepções dos estudantes sobre as reações de óxido-redução, responsáveis pela geração de corrente elétrica, bem como as relações que eles estabelecem com a circulação de corrente elétrica nos materiais. Escolhemos duas situações problematizadoras: fenômenos que ocorrem numa pilha e numa eletrólise, procurando focalizar particularmente os aspectos microscópicos relativos à movimentação das cargas. Foram elaboradas questões sobre essas duas situações e aplicadas a alunos da 3ª série do Ensino Médio e do 3º ano do curso de Licenciatura e Bacharelado em Química. Os resultados mostram dificuldades em explicar a circulação de corrente elétrica e de relacioná-la com as reações químicas nos sistemas considerados. De modo geral, os estudantes apresentam concepções alternativas incoerentes e longe da explicação científica aceita. Esses resultados e as questões elaboradas para o diagnóstico podem se constituir em um material didático-pedagógico alternativo para o ensino de eletroquímica; as questões constituindo atividades adequadas para evidenciar as concepções dos estudantes e os resultados apontando para o foco de uma discussão em sala de aula.

 

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Publicado

2011-01-01

Como Citar

Caramel, N. J. C., & Pacca, J. L. A. (2011). Concepções alternativas em eletroquímica e circulação da corrente elétrica. Caderno Brasileiro De Ensino De Física, 28(1), 7–26. https://doi.org/10.5007/2175-7941.2011v28n1p7

Edição

Seção

Pesquisa em Ensino de Física