Concepções alternativas em eletroquímica e circulação da corrente elétrica

Neusa J. C. Caramel, Jesuína L. A. Pacca

Resumo


Esta pesquisa trata das concepções dos estudantes sobre as reações de óxido-redução, responsáveis pela geração de corrente elétrica, bem como as relações que eles estabelecem com a circulação de corrente elétrica nos materiais. Escolhemos duas situações problematizadoras: fenômenos que ocorrem numa pilha e numa eletrólise, procurando focalizar particularmente os aspectos microscópicos relativos à movimentação das cargas. Foram elaboradas questões sobre essas duas situações e aplicadas a alunos da 3ª série do Ensino Médio e do 3º ano do curso de Licenciatura e Bacharelado em Química. Os resultados mostram dificuldades em explicar a circulação de corrente elétrica e de relacioná-la com as reações químicas nos sistemas considerados. De modo geral, os estudantes apresentam concepções alternativas incoerentes e longe da explicação científica aceita. Esses resultados e as questões elaboradas para o diagnóstico podem se constituir em um material didático-pedagógico alternativo para o ensino de eletroquímica; as questões constituindo atividades adequadas para evidenciar as concepções dos estudantes e os resultados apontando para o foco de uma discussão em sala de aula.

 


Palavras-chave


Concepções alternativas em eletroquímica; Conceito de corrente elétrica; Ensino de Física/Química; Reações de óxido-redução

Texto completo:

PDF/A


DOI: https://doi.org/10.5007/2175-7941.2011v28n1p7

 


Cad. Bras. Ens. Fís. UFSC, Florianópolis, SC, Brasil - - - eISSN 2175-7941 - - - está licenciada sob Licença Creative Commons
> > > > >