O ensino da óptica na perspectiva de compreender a luz e a visão

Autores

  • José Paulo Gircoreano USP - São Paulo
  • Jesuína L. A. Pacca Instituto de Física - USP São Paulo - SP

DOI:

https://doi.org/10.5007/%25x

Resumo

Apresentamos neste trabalho a estrutura de um curso que procura se basear nas concepções espontâneas dos alunos sobre luz e visão, para tentar promover o ensino dos temas da óptica geométrica de forma mais coerente e significativa. O próprio desenvolvimento do curso contém aspectos de pesquisa, coletando nas expressões dos alunos suas idéias de senso comum. Destacamos algumas atividades que têm por objetivo proporcionar aos estudantes oportunidades para confrontarem suas idéias e expectativas com uma situação prática, criando contextos para a construção dos conceitos científicos.

Biografia do Autor

José Paulo Gircoreano, USP - São Paulo

Graduação em Licenciatura em Física pela Universidade de São Paulo (1992) e mestrado em Ensino de Ciências (Modalidade Física e Química) pela Universidade de São Paulo (1997).

Mais informações: Currículo Lattes - CNPq.

Jesuína L. A. Pacca, Instituto de Física - USP São Paulo - SP

Graduação (Licenciatura e Bacharelado) em Física pela Universidade de São Paulo (1962), mestrado em Ensino de Ciências Modalidade Física pela Universidade de São Paulo (1977), doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo (1983) e pós-doutorado pela Universita degli Studi di Bologgna- Bologna (1988).

Mais informações: Currículo Lattes - CNPq.

Downloads

Publicado

2001-01-01

Edição

Seção

Artigos