Um higrômetro de vagem e a física no ensino fundamental

Reinaldo Carvalho Silva, Maria Conceição Coppete, Annik Silva, Ricardo Pinheiro de Lima, Jessee Severo Azevedo Silva, Sandro da Silva Livramento Machado

Resumo


Descreve-se a construção de um instrumento destinado a medidas de
umidade do ar, baseado nas propriedades da vagem do sombreiro
(Clitoria fairchildiana). Este higrômetro de construção fácil, a ponto de
ser executada por alunos iniciantes no estudo das ciências Físicas e
biológicas, foi desenvolvido em uma turma de 3ª série do ensino
fundamental. Como parte integrante de um projeto sobre água, a
construção do instrumento foi precedida de estudos sobre evaporação e
demonstrou a vantajosa possibilidade de construir os conceitos básicos
de biologia e Física de forma integrada. São também sugeridos
experimentos ainda não realizados com o higrômetro. O objetivo maior
deste trabalho não se situa exatamente em torno do higrômetro, senão
em ilustrar como se pode explorar as várias possibilidades de um
experimento simples de modo integrado ao contexto mais amplo do
ensino por projetos. As informações foram obtidas através da
observação direta dos docentes envolvidos e da produção textual dos
alunos.

Palavras-chave


higrômetro de vagem; interdisciplinaridade; ensino por projetos

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.5007/%25x

 


Cad. Bras. Ens. Fís. UFSC, Florianópolis, SC, Brasil - - - eISSN 2175-7941 - - - está licenciada sob Licença Creative Commons
> > > > >