Um higrômetro de vagem e a física no ensino fundamental

Reinaldo Carvalho Silva, Maria Conceição Coppete, Maria Conceição Coppete, Annik Silva, Annik Silva, Ricardo Pinheiro de Lima, Ricardo Pinheiro de Lima, Jessee Severo Azevedo Silva, Jessee Severo Azevedo Silva, Sandro da Silva Livramento Machado, Sandro da Silva Livramento Machado

Resumo


Descreve-se a construção de um instrumento destinado a medidas de
umidade do ar, baseado nas propriedades da vagem do sombreiro
(Clitoria fairchildiana). Este higrômetro de construção fácil, a ponto
de ser executada por alunos iniciantes no estudo das ciências físicas e
biológicas, foi desenvolvido em uma turma de 3ª série do ensino
fundamental. Como parte integrante de um projeto sobre água, a
fabricação do instrumento foi precedida de estudos sobre evaporação
e demonstrou a vantajosa possibilidade de construir os conceitos
básicos de biologia e Física de forma integrada. São também
sugeridos experimentos ainda não realizados com esse aparelho. O
objetivo maior deste trabalho não se situa exatamente em torno do
higrômetro, mas na ilustração de como se pode explorar as várias
possibilidades de um experimento simples de modo integrado ao
contexto mais amplo do ensino por projetos. As informações foram
obtidas através da observação direta dos docentes envolvidos e da
produção textual dos alunos.

Palavras-chave


higrômetro de vagem, interdisciplinaridade, ensino por projetos.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.5007/%25x

 


Cad. Bras. Ens. Fís. UFSC, Florianópolis, SC, Brasil - - - eISSN 2175-7941 - - - está licenciada sob Licença Creative Commons
> > > > >