A resolução de problemas como um tipo especial de aprendizagem significativa

Autores

  • Sayonara Salvador Cabral da Costa PUC/RS - Rio Grande do Sul
  • Marco Antonio Moreira UFRGS - Rio Grande do Sul

Resumo

Descreve-se um estudo, com estudantes universitários, na área de resolução de problemas relativos ao tema movimento de um corpo rígido, no qual argumenta-se que diferenças aparentemente pequenas no enunciado de problemas podem representar grandes dificuldades para os alunos. A hipótese de trabalho é que tais diferenças não se constituiriam em grandes obstáculos se os sujeitos construíssem modelos mentais das situações problemáticas ao invés de buscarem a solução por similaridade.

Biografia do Autor

Sayonara Salvador Cabral da Costa, PUC/RS - Rio Grande do Sul

Graduação em Bacharelado Em Física pela UFRS (1974), graduação em Licenciatura Em Física pela UFRS (1973), especialização em Física pela UFRS (1975), mestrado em Física pela UFRS (1997) e doutorado em UFRS (2005).

Mais informações: Currículo Lattes - CNPq.

Marco Antonio Moreira, UFRGS - Rio Grande do Sul

Licenciatura em Física (1965), Mestrado em Física (1972) pela UFRGS e Doutorado em Ensino de Ciências (1977) pela Cornell University/USA.

Mais informações: Currículo Lattes - CNPq.

Downloads

Publicado

2001-01-01

Como Citar

Costa, S. S. C. da, & Moreira, M. A. (2001). A resolução de problemas como um tipo especial de aprendizagem significativa. Caderno Brasileiro De Ensino De Física, 18(3), 263–276. Recuperado de https://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/view/6663

Edição

Seção

Artigos