A validade preditiva do escore total em testes relativos a concepções em força e movimento e em corrente elétrica sobre a média final de alunos de Física I (mecânica) e Física II (eletromagnetismo)

Autores

  • Marco Antonio Moreira UFRGS - Rio Grande do Sul

Resumo

Foram realizados sete estudos independentes da validade preditiva do escore total no teste relativo às concepções em força e movimento (SILVEIRA, MOREIRA e AXT; 1986 e 1992) sobre a média final de alunos de Física I (Mecânica) da engenharia da UFRGS e PUCRS. Estes estudos ocorreram entre 1986 e 1991, envolvendo um total de 229 alunos. Os coeficientes de correlação entre o escore total e a média final em cada um destes estudos são apresentados. Apresenta-se também os coeficientes de fidedignidade das duas variáveis (escore total no teste e média final na disciplina). Os sete estudos convergiram para o mesmo resultado, verificando empiricamente a importância das concepções relativas à força e movimento, detectadas através do teste, para o desempenho global em Física I. Estes estudos se constituem em um importante argumento de validade para o teste. Foram também realizados cinco estudos independentes da validade preditiva do escore total no teste relativo às concepções em corrente elétrica (SILVEIRA, MOREIRA e AXT; 1989) sobre a média final de alunos de Física II (Eletromagnetismo) da engenharia da UFRGS. Estes estudos acorreram entre 1988 e 1991, envolvendo um total de 134 alunos. Neste caso, os cinco estudos convergiram também para o mesmo resultado, verificando empiricamente a importância das concepções relativas à corrente elétrica, detectadas através do teste, para o desempenho global em Física II. Estes estudos se constituem em um importante argumento de validade para o teste.

Biografia do Autor

Marco Antonio Moreira, UFRGS - Rio Grande do Sul

Licenciatura em Física (1965), Mestrado em Física (1972) pela UFRGS e Doutorado em Ensino de Ciências (1977) pela Cornell University/USA.

Mais informações: Currículo Lattes - CNPq.

Downloads

Publicado

1992-01-01

Como Citar

Moreira, M. A. (1992). A validade preditiva do escore total em testes relativos a concepções em força e movimento e em corrente elétrica sobre a média final de alunos de Física I (mecânica) e Física II (eletromagnetismo). Caderno Brasileiro De Ensino De Física, 9(2), 105–112. Recuperado de https://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/view/7407

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>