O ensino de física na escola e a formação de professores: reflexões e alternativas
Resumo
Este trabalho visa refletir sobre o ensino de física no contexto das escolas, em nível de ensino médio e fundamental, bem como nos cursos de formação de professores. Apresenta algumas alternativas de superação daqueles que podem ser considerados como aspectos dificultadores de uma formação eficaz, ou de um produtivo ensino de física. Descreve, como proposta de ação, a experiência realizada no Laboratório de Física da Universidade de Passo Fundo, RS, que cria e constrói aparelhos destinados a evidenciar fenômenos físicos, trabalho realizado com professores das escolas das redes de ensino municipal, estadual e particular, para que renovem ou revejam suas da metodologias de ensino, aproximando-se das realidades educacionais de seus alunos. Desse modo, a física pode passar a ter sentido para eles e ser vista como algo prático presente no seu cotidiano, não apenas preenchendo o espaço de uma disciplina no currículo.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
DECLARAÇÃO DE RESPONSABILIDADE Certifico que participei da concepção do trabalho, em parte ou na íntegra, que não omiti quaisquer ligações ou acordos de financiamento entre os autores e companhias que possam ter interesse na publicação desse artigo. Certifico que o texto é original e que o trabalho, em parte ou na íntegra, ou qualquer outro trabalho com conteúdo substancialmente similar, de minha autoria, não foi enviado a outra revista e não o será enquanto sua publicação estiver sendo considerada pelo Caderno Brasileiro de Ensino de Física, quer seja no formato impresso ou no eletrônico.
Caderno Brasileiro de Ensino de Física, Florianópolis, SC, Brasil - - - eISSN 2175-7941 - - - está licenciada sob Licença Creative Commons > > > > >