O ensino de física na escola e a formação de professores: reflexões e alternativas

Autores/as

  • Renato Heineck

Resumen

Este trabalho visa refletir sobre o ensino de física no contexto das escolas, em nível de ensino médio e fundamental, bem como nos cursos de formação de professores. Apresenta algumas alternativas de superação daqueles que podem ser considerados como aspectos dificultadores de uma formação eficaz, ou de um produtivo ensino de física. Descreve, como proposta de ação, a experiência realizada no Laboratório de Física da Universidade de Passo Fundo, RS, que cria e constrói aparelhos destinados a evidenciar fenômenos físicos, trabalho realizado com professores das escolas das redes de ensino municipal, estadual e particular, para que renovem ou revejam suas da metodologias de ensino, aproximando-se das realidades educacionais de seus alunos. Desse modo, a física pode passar a ter sentido para eles e ser vista como algo prático presente no seu cotidiano, não apenas preenchendo o espaço de uma disciplina no currículo.

Publicado

1999-01-01

Cómo citar

Heineck, R. (1999). O ensino de física na escola e a formação de professores: reflexões e alternativas. Caderno Brasileiro De Ensino De Física, 16(2), 226–241. Recuperado a partir de https://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/view/6811

Número

Sección

Artigos