Uma exposição sobre a física dos esportes pelo olhar de adolescentes: um estudo de caso no Museu Ciência e Vida

Autores

  • Jessica Norberto Rocha Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, RJ http://orcid.org/0000-0002-9754-3874
  • Eliza Cabral Bolsista TCT da FAPERJ, Instituto Nacional de Comunicação Pública da Ciência e Tecnologia, Rio de Janeiro, RJ
  • Luisa Massarani Fundação Oswaldo Cruz, Rio de Janeiro, RJ
  • Priscila Coelho Mestranda em Divulgação Científica, Fundação Oswaldo Cruz, Rio de Janeiro, RJ
  • Mônica Dahmouche Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, RJ

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-7941.2021.e72189

Resumo

Analisamos a experiência de cinco grupos de adolescentes em uma exposição sobre a física dos esportes, visando compreender como eles interagem com os mediadores, a exposição e entre si, bem como o conteúdo de suas conversas. A visitação foi gravada com uma câmera subjetiva e analisada a partir de um protocolo de pesquisa. Na análise, observamos que a interação dos visitantes com os mediadores prevaleceu à interação dos visitantes entre si, especialmente, nas conversas voltadas para a temática científica, associações com experiências anteriores e conversas sobre o desenho e uso dos objetos expositivos. O estudo sinaliza que a exposição conseguiu mobilizar os adolescentes em torno de temas de ciência e a escolha do tema “esportes” parece ter ajudado nesse sentido. A pesquisa fornece subsídios para reflexão a respeito dos modos de mediar exposições de ciências e desafios a serem explorados em estudos futuros e em práticas de formação de mediadores. Esperamos que este estudo seja um passo importante para o fomento à cultura dos adolescentes de frequentar espaços científico-culturais, uma vez que busca compreender interesses, conversas, modos de interagir.

Biografia do Autor

Jessica Norberto Rocha, Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, RJ

Doutora em Educação pela USP, Mestra em Divulgação Científica e Cultural pela UNICAMP, Graduada em Letras pela UFMG. Pesquisadora do Instituto Nacional de Comunicação Pública da Ciência e Tecnologia, Professora do Mestrado em Divulgação da Ciência, Tecnologia e Saúde da Casa de Oswaldo Cruz da Fundação Oswaldo Cruz, Pesquisadora da Musa: Red Iberoamericana de Museos de Ciencia, Jovem Cientista do Nosso Estado da Faperj.

Eliza Cabral, Bolsista TCT da FAPERJ, Instituto Nacional de Comunicação Pública da Ciência e Tecnologia, Rio de Janeiro, RJ

Mestra em Divulgação Científica pelo Mestrado em Divulgação da Ciência, Tecnologia e Saúde, Casa de Oswaldo Cruz, Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) – 2018. Possui graduação em Ciências Biológicas – Licenciatura pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2015). Na ocasião da realização deste estudo era bolsista TCT da FAPERJ, pelo Instituto Nacional de Comunicação Pública da Ciência e Tecnologia.

Luisa Massarani, Fundação Oswaldo Cruz, Rio de Janeiro, RJ

Doutora em Educação, Gestão e Difusão pelo Instituto de Bioquímica Médica da Universidade Federal do Rio de Janeiro. É coordenadora do Instituto Nacional de Comunicação Pública da Ciência e Tecnologia e do Mestrado Acadêmico em Divulgação da Ciência, Tecnologia e Saúde, Casa de Oswaldo Cruz, Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). Bolsista Produtividade do CNPq 1C, Cientista do Nosso Estado da FAPERJ.

CV Lattes: http://lattes.cnpq.br/2675160937325484

ORCID: https://orcid.org/0000-0002-5710-7242

Priscila Coelho, Mestranda em Divulgação Científica, Fundação Oswaldo Cruz, Rio de Janeiro, RJ

Mestranda em Divulgação Científica pelo Mestrado em Divulgação da Ciência, Tecnologia e Saúde, Casa de Oswaldo Cruz, Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). Especialista em Ensino de Ciências pelo IFRJ. Graduada em Ciências Biológicas – Bacharelado e licenciatura pela UNIRIO.

Mônica Dahmouche, Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, RJ

Docente da Fundação CECIERJ, graduada em física, pela UFF, com mestrado e doutorado em física pela USP, pós-doutorado no BNM-SYRTE em Paris. Foi professora no Departamento de Física da UFScar. Foi Vice-Presidente Científica da Fundação CECIERJ, capitaneou o processo de implantação do Museu Ciência e Vida e esteve à frente deste durante os 10 primeiros anos. Pesquisadora do Observatório de Centros e Museus de Ciência e Tecnologia (OMCC&T). Docente dos cursos de Mestrado em Divulgação da Ciência, Tecnologia e Saúde e de Especialização em Divulgação e Popularização da Ciência da Fiocruz.

CV Lattes:  http://lattes.cnpq.br/2004036741276220

ORCID:  https://orcid.org/0000-0003-0802-7534

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Publicado

2021-03-25

Como Citar

Norberto Rocha, J., Cabral, E., Massarani, L., Coelho, P., & Dahmouche, M. (2021). Uma exposição sobre a física dos esportes pelo olhar de adolescentes: um estudo de caso no Museu Ciência e Vida. Caderno Brasileiro De Ensino De Física, 38(1), 216–241. https://doi.org/10.5007/2175-7941.2021.e72189

Edição

Seção

Ensino e aprendizagem de Ciências/Física

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