Um olhar sobre o programa de formação continuada de professores no Museu Dica: Memória e identidade

Autores

  • Sabrina Eleuterio Alves Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática, Universidade Federal de Uberlândia
  • Nilva Lúcia Lombardi Sales Universidade Federal do Triângulo Mineiro, Uberaba
  • Silvia Martins Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática, Museu Dica – Diversão com ciência e Arte, Universidade Federal de Uberlândia

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-7941.2021.e73326

Resumo

Os programas de formação continuada dos museus de ciências são espaços privilegiados para a abordagem de temas voltados à educação em ciências e à divulgação científica. Nesse contexto, este trabalho buscou compreender, por meio de uma pesquisa qualitativa, o processo de consolidação do programa de formação do Museu Dica, da Universidade Federal de Uberlândia e, dessa forma, evidenciar sua identidade. Esta pesquisa considerou sete cursos realizados neste programa, no período de 2011 a 2017, em que procuramos conhecer as potencialidades, fragilidades e desafios enfrentados por cada um. Percebemos que todos os cursos analisados, dentro de seus objetivos e limitações, contribuíram para o processo de amadurecimento do programa. Além disso, todos eles buscaram a valorização das experiências dos professores participantes e reflexões sobre suas práticas.

Biografia do Autor

Sabrina Eleuterio Alves, Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática, Universidade Federal de Uberlândia

Licenciada em Física pela Universidade Federal do Triângulo Mineiro, Mestra em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Federal de Uberlândia. É professora de Física na Rede Estadual e professora de Informática no Colégio Tiradentes da Polícia Militar, na cidade de Uberaba. Supervisora do PIBID no Subprojeto de Física da UFTM. Atua, como parceira, no Programa de Formação Continuada do Museu DICA – UFU.

Nilva Lúcia Lombardi Sales, Universidade Federal do Triângulo Mineiro, Uberaba

Bacharel e mestra em Física pela USP, licenciada em Física pela UFSCar e doutora em Ensino de Física pela USP. Já foi professora da Universidade Federal do Triângulo Mineiro e hoje é Professora do Departamento de Metodologia de Ensino da UFSCar. Atua na área de formação de professores de Física sobre uma perspectiva dialógica e problematizadora, em especial, com foco em temas de Física Moderna e Contemporânea.

Silvia Martins, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática, Museu Dica – Diversão com ciência e Arte, Universidade Federal de Uberlândia

Doutora em Física pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), é professora associada do Instituto de Física (Infis) da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) desde 2002. É fundadora e coordenadora do Museu Dica – Diversão com Ciência e Arte, vinculado ao Infis, desde 2007. Tem experiência na área de ensino de ciências e Divulgação Científica, especialmente em pesquisas relacionadas a museus de ciências e formação inicial e continuada de professores.

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Publicado

2021-03-25

Como Citar

Alves, S. E., Lombardi Sales, N. L., & Martins, S. (2021). Um olhar sobre o programa de formação continuada de professores no Museu Dica: Memória e identidade. Caderno Brasileiro De Ensino De Física, 38(1), 479–512. https://doi.org/10.5007/2175-7941.2021.e73326

Edição

Seção

Formação de Professores de Ciências/Física