A favor e contra o método: a tensão entre racionalismo e anarquismo epistemológico na controvérsia entre Big Bang e Estado Estacionário

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-7941.2020v37n3p1250

Resumo

Dado o crescimento de visões ingênuas e críticas à ciência e sua autoridade, é natural que se questione as propostas educacionais que possam fomentar ainda mais um relativismo. Tendo em vista esse risco, com base em estudos sobre história da cosmologia na primeira metade do século XX, argumenta-se a pertinência de se incluir controvérsias sobre a natureza da ciência na educação científica. Para isso, são apresentadas e discutidas duas visões antagônicas de filósofos da ciência sobre a mudança das teorias científicas: o racionalismo crítico de Imre Lakatos e o anarquismo epistemológico de Paul Feyerabend. Elas foram empregadas para criar duas sínteses de obras sobre a história da cosmologia: primeiro uma reconstrução racional da história e em seguida uma história com maior espaço para a pluralidade de teorias, incluindo a presença de fatores usualmente considerados não racionais na ciência. Como conclusão, se propõe que este tipo de controvérsia tem potencial para evitar que continuem aumentando visões ingênuas sobre a ciência, tanto baseadas em uma confiança excessiva na autoridade de especialistas, quanto de uma radicalização da desconfiança de qualquer autoridade.

Biografia do Autor

Alexandre Bagdonas, Universidade Federal de Lavras

Bacharel e Licenciado em Física, Mestre e Doutor em Ensino de Física. Pesquisa contribuições da História e Filosofia da Ciência para o Ensino de Ciências.

Referências

ADÚRIZ-BRAVO, A. Methodology and politics: a proposal to teach the structuring ideas of the philosophy of science through the pendulum. Science & Education, v. 13, n. 7-8, p. 717-731, 2004.

ALPHER, R. HERMANN, R. Genesis of the Big Bang. Oxford: Oxford University Press, 2001.

ARTHURY, L. H. M. A Cosmologia Moderna à Luz dos Elementos da Epistemologia de Lakatos. 2010. 133f. Dissertação (Mestrado) - Curso de Pós-graduação em Educação Científica e Tecnológica, UFSC, Florianópolis, 2010.

ASSIS, A. K. T.; NEVES, M. C. D. History of the 2.7K temperature prior to Penzias and Wilson. Apeiron, v. 3, n. 2, p. 79-87, 1995.

ASSIS, A. K. T.; NEVES, M. C. D.; SOARES, D. S. d. L. A cosmologia de Hubble: De um universo finito em expansão a um universo infinito no espaço e no tempo. In: NEVES, M. C. D.; SILVA, J. A. P. D. (Ed.). Evoluções e Revoluções: O Mundo em Transição. Maringá: Editora Massoni e LCV Edições, 2008. p. 199-221.

AZEVEDO, H. Competência comunicativa de futuros professores frente à diversidade religiosa na abordagem do Tema “origens do universo”. 2011. Dissertação (Mestrado em Ensino de Física) - Faculdade de Ciências, Universidade Estadual Paulista.

BAGDONAS, A. Discutindo a natureza da ciência a partir de episódios da história da cosmologia. 2011. Dissertação (Mestrado em Ensino de Física) - Ensino de Ciências, Universidade de São Paulo, São Paulo.

BAGDONAS, A. Controvérsias envolvendo a natureza da ciência em sequências didáticas sobre cosmologia. 2015. Tese (Doutorado em Ensino de Física) - Ensino de Ciências, Universidade de São Paulo, São Paulo.

BAGDONAS, A. História da Física para o Ensino de Física como Cultura: Debates sobre a Neutralidade da Ciência no Período Entreguerras. In: MARTINS, A. F. P. (Org.). Física, Cultura e Ensino de Ciências. São Paulo: Livraria da Física, 2019. Cap. 8. p. 195-214.

BAGDONAS, A. Propostas para a educação científica com base em estudos de história da física na primeira metade do século XX em uma abordagem transnacional. Em construção, n. 7, 2020.

BAGDONAS, A.; KOJEVNIKOV, A. Funny origins of Big Bang Theory. Historical Studies of Natural Sciences, no prelo.

BAGDONAS, A.; SILVA, C. Controvérsias sobre a natureza da ciência na educação científica. In: SILVA, C.; PRESTES, M. A. (Org.). Aprendendo ciência e sobre sua natureza: abordagens históricas e filosóficas. 1ed. São Carlos: Tipografia, 2013. p. 209-218.

BAGDONAS, A.; SILVA, C. Enhancing teacherss’ awareness about relations between science and religion. Science & Education, v. 24, p. 1173-1199, 2015.

BAGDONAS, A.; AZEVEDO, H. O projeto de Lei “Escola sem Partido” e o ensino de ciências. Alexandria, v. 10, p. 259-277, 2017.

BAGDONAS, A.; ZANETIC, J.; GURGEL, I. Controvérsias sobre a natureza da ciência como enfoque curricular para o ensino de física: o ensino de história da cosmologia por meio de um jogo didático. Revista Brasileira de História da Ciência, v. 7, n. 2, p. 242-260, 2014.

BAGDONAS, A.; ZANETIC, J.; GURGEL, I. Quem descobriu a expansão do universo? Disputas de prioridade como forma de ensinar cosmologia com uso da história e filosofia da ciência. Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 39, p. e2602, 2017.

BAGDONAS, A.; ZANETIC, J.; GURGEL, I. O maior erro de Einstein? Debatendo o papel dos erros na ciência através de um jogo didático sobre cosmologia. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, v. 35, n. 1, p. 97-117, 2018.

BAGDONAS, A.; FABRÍCIO, V.; GURGEL, I.; NORONHA, A.; VELASQUEZ, F. A didactic game about cosmology designed to tackle controversies about science. In: PIETROCOLA, M.; GURGEL, I. (Org.). Crossing the Border of Traditional Science Curriculum: innovative teaching and learning in Science Basic Education. 1. ed. Boston: Sense Publishers, 2017. p. 163-179.

BRUSH, S. G. Should the history of science be rated X? Science, v. 183, n. 4130, p. 1164-1172, 1974.

BRUSH, S. G. Prediction and Theory Evaluation: Cosmic Microwaves and the Revival of the Big Bang. Perspectives on Science, v. 1, p. 565-602, 1993.

CHALMERS, A. O que é a ciência, afinal? São Paulo: Brasiliense, 1993.

CROCHICK, L. A ficção criadora do real. In: MARTINS, A. F. P. (Org.). Física, Cultura e Ensino de Ciências. São Paulo: Livraria da Física, 2019. Cap. 8. p. 195-214.

FEYERABEND, P. K. Consolations for the specialist. In: LAKATOS, I.; MUSGRAVE, A. (Eds.). Criticism and the Growth of Knowledge. Cambridge: Cambridge University Press, 1970. [Tradução para o português: A crítica e o desenvolvimento do conhecimento. São Paulo: Cultrix, p. 197-230, 1979]

FEYERABEND, P. K. Against method: outline of an anarchistic theory of knowledge. Atlantic Highlands, NJ: Humanities Press, 1975. [Tradução para o português: Contra o método. Editora UNESP, 2007].

GIL-PÉREZ, D.; MONTORO, I. F.; ALÍS, J. C.; CACHAPUZ, A.; PRAIA, J. Para uma imagem não-deformada do trabalho científico. Ciência & Educação, v. 7, n. 2, p. 125-153, 2001.

GRECA, I. M.; FREIRE JR., O. A “crítica forte” da ciência e implicações para a educação em ciências. Ciência & Educação, v. 10, n. 3, p. 343-361, 2004.

HARRISON, E. R. Cosmology. The Science of the Universe. Cambridge: Cambridge University Press, 1981.

HODSON, D. Nature of Science in the Science Curriculum: Origin, Development, Implications and Shifting Emphases. In: MATTHEWS, M. R. (Ed.). International Handbook of Research in History, Philosophy and Science Teaching. Springer Netherlands, 2014. p. 911-970.

HOYLE, F.; BURBIDGE G.; NARLIKAR, J. A different approach to cosmology. Cambridge: Cambridge University Press, 2001.

KRAGH, H. Cosmology and Controversy: The historical development of two theories of the Universe. Princeton: Princeton University Press, 1996. 500p.

KRAGH, H. Social Constructivism, the Gospel of Science, and the Teaching of Physics. Science & Education, v. 7, 231-243, 1998.

KRAGH, H. On modern cosmology and its place in science education. Science & Education, v. 20, n. 3-4, p. 343-357, 2011.

LAKATOS, I. Falsification and the Methodology of Scientific Research Programmes. In: LAKATOS, I.; MUSGRAVE, A. (Eds.). Criticism and the Growth of Knowledge, Cambridge: Cambridge University Press, 1970. [Tradução para o português: A crítica e o desenvolvimento do conhecimento. São Paulo: Cultrix, 1979. p.109-243.].

LAKATOS, I. History of science and its rational reconstructions. Springer Netherlands, 1971. [Tradução para o português: História da ciência e suas reconstruções racionais. Lisboa: Edições 70, 1978].

LAKATOS, I; FEYERABEND, P.; MOTTERLINI, M. For and against method: including Lakatos' lectures on scientific method and the Lakatos – Feyerabend correspondence. University of Chicago Press, 1999.

LEDERMAN, N Nature of science: past, present, and future. In: ABELL, S.; LEDERMAN, N. (Eds.). Handbook of research on science education. Mahwah, NJ: Lawrence Erlbaum Associates, 2007. p.831-880

LÉVY-LEBLOND, J.-M. Science’s fiction. Nature, v. 413, n. 6856, 2001.

LIGHTMAN, A. P.; BRAWER, R. Origins: the lives and worlds of modern cosmologists. Cambridge, Mass.: Harvard University Press, 1990.

LIMA, N. W.; NASCIMENTO, M. M. Nos becos da Episteme: Caminhos confluentes para uma contra colonização didática em meio à crise da verdade. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, Florianópolis, v. 36, n. 3, p. 589-598, dez. 2019.

LIMA, N.; VAZATA, P.; MORAES, A.; OSTERMANN, F.; CAVALCANTI, C. Educação em Ciências nos Tempos de Pós-Verdade: Reflexões Metafísicas a partir dos Estudos das Ciências de Bruno Latour. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, v. 19, 2019.

LOPEZ-CORREDOIRA, M. Non-standard Models and the Sociology of Cosmology. Studies in History and Philosophy of Science Part B. Studies in History and Philosophy of Modern Physics, v. 46, Part A, p. 86-96, 2014.

MARTINS, A. F. P. Natureza da Ciência no ensino de ciências: uma proposta baseada em “temas” e “questões”. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, v. 32, n. 3, p. 703-737, 2015.

MARTINS, A. F. P. História, Filosofia e Sociologia da Ciência: mais do que nunca! In: MARTINS, A. F. P. (Org.). Física, Cultura e Ensino de Ciências. São Paulo: Livraria da Física, 2019. Cap. 8. p. 195-214.

MARTINS, R. de A. Introdução: a história das ciências e seus usos na educação. In: SILVA, C. C. (Org.) Estudos de história e filosofia das ciências: subsídios para aplicação no ensino. São Paulo: Editora Livraria da Física, 2006. p. 17-30.

MATTHEWS, M. (Ed.) Constructivism in science education: a philosophical examination. Dordrecht: Springer, 1988.

MATTHEWS, M. Changing the Focus: From Nature of Science (NOS) to Features of Science (FOS). In: KHINE, M. S. Advances in Nature of Science Research. Dordrecht: Springer, 2012.

NEVES, M. C. D. A questão controversa da cosmologia moderna: uma teoria e suas incongruências – parte 1. Caderno Catarinense de Ensino de Física, v. 17 n. 2, p. 189-204, 2000.

NOLA, R. Constructivism in science and science education: a philosophical critique. Science & education, v. 6, n. 1-2, p. 55-83, 1997.

NORONHA, A.; BAGDONAS, A.; GURGEL, I. Is the Electron Real? Who Discovered the Expanding Universe? Debating non Consensus Topics of Nature of Science in Science Classrooms. In: PRESTES, M. E. DE B.; SILVA, C. C. (Org.). Teaching Science with Context. 1. ed. Basel: Springer International Publishing, 2018. p. 99-112.

NORTH, J. D. Measure of the universe: a history of modern cosmology. New York: Dover, (edição de 1991), 1965.

PEEBLES, J. Physical Cosmology. Princeton, 1971.

PEEBLES, J. Discovery of the Hot Big Bang: What Happened in 1948. European Physics Journal H, v. 39, p. 205-223, 2014.

REINES, F. (Ed.). Cosmology, Fusion and Other Matters: George Gamow Memorial Volume. Boulder: Colorado Associated University Press, 1972.

REGNER, A. C. K. P. Feyerabend e o pluralismo metodológico. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, v. 13, n. 3, p. 231-247, jan. 1996.

RIBEIRO, M. B.; VIDEIRA, A. A. P Cosmologia e Pluralismo Teórico. Scientiae Studia, São Paulo, v. 2, n. 4, p. 519-535, 2004.

ROCHA, G. R. Controvérsias científicas: o caso do modelo padrão da cosmologia. Caderno de Física da UEFS, v. 07, n. 01 e 02, p. 65-85, 2009.

ROZENTALSKI, E. F. Indo além da Natureza da Ciência: o filosofar sobre a Química por meio da ética química. 2018. Tese (Doutorado em Ensino de Física) - Ensino de Ciências, Universidade de São Paulo, São Paulo.

SEABRA, M. E. Problematizando o estudo da cosmologia para a Educação Básica: Por que a noite é escura? 2018. Dissertação. (Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física) - Universidade Federal de Lavras, Lavras.

SHAPIN, S. Discipline and bounding: the history and sociology of science as seen through the externalism-internalism debate. History of science, v. 30, p. 333-369, 1992.

SILVA, R. R. M. A Cosmologia em revista: uma Ciência SuperInteressante? 2020. Dissertação (Mestrado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal do Triângulo Mineiro. Uberaba.

SILVEIRA, F. L. da. A metodologia dos programas de pesquisa: a epistemologia de Imre Lakatos. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, v. 13, n. 3, p. 219-230, jan. 1996.

SKOLIMOSKI, K. Cosmologia na teoria e na prática: possibilidades e limitações no ensino. 2014. Dissertação (Mestrado em Ensino de Física) - Ensino de Ciências, Universidade de São Paulo, São Paulo.

SLEZAK, P. Sociology of scientific knowledge and scientific education: Part 1. Science & Education, v. 3, p. 265-294, 1994.

SUSALLA, P. From Philosophy to ‘Science:’ A Cultural and Disciplinary History of Cosmology in the Twentieth Century. 2013. Thesis (Ph. D.) - The University of Wisconsin, Madison.

VÁZQUEZ, Á.; MANASSERO, M. A.; ACEVEDO-DÍAZ, J. A.; ACEVEDO-ROMERO, P. Consensos sobre la naturaleza de la Ciencia : la comunidad tecnocientífica. Revista Electrónica de Enseñanza de Las Ciencias, v. 6, n. 2, p. 331-363, 2007.

WEINBERG, S. Gravitation and Cosmology. John Wiley: New York, 1972.

WEINBERG, S. The first three minutes. Bantam: New York, 1977.

Downloads

Publicado

2020-12-16

Como Citar

Bagdonas, A. (2020). A favor e contra o método: a tensão entre racionalismo e anarquismo epistemológico na controvérsia entre Big Bang e Estado Estacionário. Caderno Brasileiro De Ensino De Física, 37(3), 1250–1277. https://doi.org/10.5007/2175-7941.2020v37n3p1250

Edição

Seção

Artigos