O projeto “Óptica com Ciência”: Da concepção à derradeira avaliação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-7941.2022.e76115

Resumo

O presente trabalho deriva-se do projeto “Óptica Com Ciência” que foi um dos vencedores do Prêmio Educador Nota 10 edição 2020. Trata-se do resultado de alguns anos de pesquisa, trabalho e formações na área do ensino de ciências e educação científica. É um trabalho de cunho proeminentemente prático, isto é, se pensou primeiramente em soluções para problemas reais e cotidianos na rotina de sala de aula e só posteriormente em uma sistematização teórica, como a feita neste trabalho. O projeto parte de certas concepções de base, entre elas a de que uma educação científica deve ser capaz de produzir cidadãos conscientes do papel da ciência na sociedade. O projeto contou com a participação ativa e protagonista de cerca de 220 estudantes do 3º ano do Ensino Médio. O projeto “Óptica com Ciência” foi desenhado para ser implementado em 16 encontros. Aulas expositivas foram intercaladas com atividades de exploração e investigação. Os resultados desse projeto são principalmente evidências de engajamento e aprendizagem. Não buscamos compreendê-las como confirmações de suspeitas prévias ou em termos de grau de sucesso do projeto.

Biografia do Autor

André Luís Miranda de Barcellos Coelho, Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal, Escola SEB Dínatos

Doutorando em Educação em Ciências, Mestre em Ensino de Física pela Universidade de Brasília (2016), Licenciado em Física pela Universidade de Brasilia (2013). Atualmente, atua como professor de Física e Ciências Naturais para o Ensino Médio na Secretaria de Educação do Distrito Federal e na rede privada de ensino do Distrito Federal. Lotado na Subsecretaria de Formação Continuada dos Profissionais da Educação atua como formador e confecciona material didático para a rede pública de ensino do DF.

   

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Publicado

2022-04-07

Como Citar

de Barcellos Coelho, A. L. M. . (2022). O projeto “Óptica com Ciência”: Da concepção à derradeira avaliação. Caderno Brasileiro De Ensino De Física, 39(1), 174–203. https://doi.org/10.5007/2175-7941.2022.e76115

Edição

Seção

Desenvolvimento de materiais educativos