A área de Ciências da Natureza na Base Nacional Comum Curricular para o ensino fundamental: uma análise textual discursiva à luz do princípio de simetria generalizado de Bruno Latour

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-7941.2023.e86452

Palavras-chave:

Base Nacional Comum Curricular, Ensino de Ciências, Princípio de Simetria Generalizado, Bruno Latour

Resumo

Este artigo discute a área de Ciências da Natureza da Base Nacional Comum Curricular a partir do princípio de simetria generalizado proposto por Bruno Latour. Apresenta-se uma síntese das bases filosóficas da ciência moderna e da ciência pós-moderna, além da não-modernidade latouriana. Discute-se também os agenciamentos descritos pela literatura acadêmica sobre a redação desse documento. A análise qualitativa dos dados está estruturada na Análise Textual Discursiva. Os resultados apontam para uma visão dicotomizada da construção e dos construtos científicos que reforçam o apagamento dos processos de mediação entre actantes humanos e não-humanos na rede sociotécnica da ciência.

Biografia do Autor

Ronnie Petter Pereira Zanatta, Doutorando em Tecnologia e Sociedade, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Graduado em Ciências pela Faculdade Estadual de Educação, Ciências e Letras de Paranavaí, UNESPAR/FAFIPA. Mestre em Formação Científica, Educacional e Tecnológica (PPGFCET) e Doutorando em Tecnologia e Sociedade (PPGTE), ambos pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná, UTFPR. Atua no Ensino de Ciências, com interesses em: 1) Mediação Tecnológica no Ensino de Ciências e as suas relações cognitivas; 2) Sociologia da Ciência e o Ensino de Ciências; 3) Princípio da Simetria Generalizada de Bruno Latour e suas derivações no Ensino de Ciências; 4) Ensino de Ciências sob o enfoque Ciência, Tecnologia e Sociedade.

Nestor Cortez Saavedra Filho, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Possui graduação em Bacharelado em Física pela Universidade Federal de Pernambuco (1992) e doutorado em Física pela Universidade de São Paulo (1999). Atualmente é Professor Associado no Departamento Acadêmico de Física da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR). É orientador de mestrado e doutorado no Programa de Pós-graduação em Formação Científica, Tecnológica e Educacional (PPGFCET) e de Mestrado e Doutorado no Programa de Pós Graduação em Tecnologia e Sociedade (PPGTE), ambos na UTFPR. Atua na área de Ensino de Ciências, com os interesses: 1) Elaboração, utilização e avaliação de Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) e suas relações com os Recursos Educacionais Abertos embasados em referenciais teóricos de Ensino-Aprendizagem; 2) Mediação tecnológica no Ensino de Ciências sob o enfoque Ciência, Tecnologia e Sociedade; 3) Ensino de Física Moderna e Contemporânea e 4) A Mobilidade Urbana como tema gerador para o Ensino de Ciências.

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Publicado

2023-09-01

Como Citar

Zanatta, R. P. P., & Saavedra Filho, N. C. (2023). A área de Ciências da Natureza na Base Nacional Comum Curricular para o ensino fundamental: uma análise textual discursiva à luz do princípio de simetria generalizado de Bruno Latour. Caderno Brasileiro De Ensino De Física, 40(2), 445–471. https://doi.org/10.5007/2175-7941.2023.e86452

Edição

Seção

Currículo de Ciências/Física