A área de Ciências da Natureza na Base Nacional Comum Curricular para o ensino fundamental: uma análise textual discursiva à luz do princípio de simetria generalizado de Bruno Latour
DOI:
https://doi.org/10.5007/2175-7941.2023.e86452Palabras clave:
Base Nacional Comum Curricular, Ensino de Ciências, Princípio de Simetria Generalizado, Bruno LatourResumen
Este artigo discute a área de Ciências da Natureza da Base Nacional Comum Curricular a partir do princípio de simetria generalizado proposto por Bruno Latour. Apresenta-se uma síntese das bases filosóficas da ciência moderna e da ciência pós-moderna, além da não-modernidade latouriana. Discute-se também os agenciamentos descritos pela literatura acadêmica sobre a redação desse documento. A análise qualitativa dos dados está estruturada na Análise Textual Discursiva. Os resultados apontam para uma visão dicotomizada da construção e dos construtos científicos que reforçam o apagamento dos processos de mediação entre actantes humanos e não-humanos na rede sociotécnica da ciência.
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