Análise marxista de elementos da concepção de ciência nos principais filósofos abordados na Educação em Ciências: aspectos ontológicos e epistemológicos

Autores

  • Rafaela Valero Universidade Estadual Paulista– UNESP
  • Carlos Sérgio Leonardo Júnior Universidade Estadual Paulista– UNESP
  • Luciana Massi Departamento de Educação, UNESP, Araraquara
  • Lucas Bombarda Marques Gomes Universidade Estadual Paulista– UNESP

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-7941.2022.e86571

Palavras-chave:

Filósofos da Ciência, Ontologia, Epistemologia, História e Filosofia da Ciência

Resumo

O presente artigo, de natureza teórico-conceitual, busca interpretar elementos da concepção de ciência nos principais filósofos da ciência adotados por nossa área de pesquisa em disciplinas, eventos e debates sobre história e filosofia da ciência. São eles: Comte, Popper, Lakatos, Kuhn, Bachelard e Latour. Nossa análise tem esteio em categorias do materialismo histórico-dialético. Elegemos um acervo composto pelas principais obras dos filósofos, artigos de pesquisadores da área de Educação em Ciências que os apresentam e sintetizam suas ideias e trabalhos críticos de marxistas sobre os filósofos. Expomos nossas análises em duas partes: a primeira, de natureza ontológica, traz discussões sobre concepções de realidade; a segunda, de natureza epistemológica, aborda questões sobre o modo como se conhece a realidade. Quanto ao aspecto ontológico, as ideias são marcadas por diferentes tipos de idealismo, que são resultado da primazia da lógica formal. Nas discussões epistemológicas, identificamos a supervalo-rização do sujeito no reflexo científico, em que o universal é entendido como produto da consciência cognoscente e não uma categoria objetiva do real. Pautados no materialismo histórico-dialético, defendemos que a realidade existe apesar de nossa consciência, que é possível conhecê-la, que a ciência configura-se como uma conquista do gênero humano e que isso corrobora sua presença na educação escolar.

Biografia do Autor

Rafaela Valero, Universidade Estadual Paulista– UNESP

Doutorado na Faculdade de Ciências da UNESP, Bauru e Mestrado pela mesma instituição. Licenciada em Química pelo Instituto de Química da UNESP, campus de Araraquara.

Carlos Sérgio Leonardo Júnior, Universidade Estadual Paulista– UNESP

Mestrando e bolsista Capes no Programa Educação para a Ciência na Faculdade de Ciências da UNESP, Bauru. É Licenciado em Química pelo Instituto de Química de Araraquara (UNESP).

Luciana Massi, Departamento de Educação, UNESP, Araraquara

É professora associada do Departamento de Educação da Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara e do Programa de Pós-Graduação em Educação para Ciência da Faculdade de Ciências de Bauru da Universidade Estadual Paulista (UNESP). Livre-docente em Educação em Ciências pela UNESP (2022). Doutora em Ensino de Química pelo Programa de Pós-Graduação Interunidades em Ensino de Ciências da Universidade de São Paulo (2013). Realizou estágio de doutoramento com Bernard Lahire na École Normale Supérieure em Lyon e com João Teixeira Lopes na Universidade do Porto e estágio de pós-doutoramento na Faculdade de Educação da USP (2018). Obteve a Licenciatura em Química pelo Instituto de Química da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2005) e o Mestrado em Ciências pelo Instituto de Química de São Carlos, Universidade de São Paulo (2008), tendo desenvolvido dissertação na área de Educação Química. Tem experiência na área de Educação Química, com ênfase em linguagem, história, filosofia e sociologia da ciência pautadas no Materialismo Histórico-Dialético e na Pedagogia Histórico-Crítica. É editora associada da revista Ensaio: Pesquisa em Educação em Ciências, responsável pela seção "Espaço Aberto" da Revista Química Nova na Escola e membro do conselho editorial da Revista Tecné, Episteme y Didaxis: TED. ORCID: https://orcid.org/0000-0001-8761-3181

Lucas Bombarda Marques Gomes, Universidade Estadual Paulista– UNESP

Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP), campus de Bauru. Licenciado em Química pelo Instituto de Química da UNESP, campus de Araraquara (2015-2020).

Referências

BACHELARD, G. A formação do espírito científico: contribuição para uma psicanálise do conhecimento. Tradução: Estela B. dos Santos Abreu. Rio de Janeiro: Contraponto, 1996.

BACHELARD, G. O pluralismo coerente da química moderna. Rio de Janeiro: Contraponto, 2009.

BALDINATO, J. O.; PORTO, P. A. Variações da história da ciência no ensino de ciências. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, 6, 2008, Florianópolis. Anais... Florianópolis: ABRAPEC, 2008. p. 1-9.

BHASKAR, R. Reclaiming reality: a critical introduction to contemporary philosophy. London: Taylor & Francis, 2010.

BHASKAR, R. A realist theory of science. London: Routledge, 2013.

CHALMERS, A. F. O que é ciência, afinal? São Paulo: Brasiliense, 1993.

CHASIN, J. Superação do liberalismo. Maceió, 1988. Aulas ministradas durante o curso de pós-graduação em Filosofia Política, promovido pelo Dep. de Filosofia e História da Universidade Federal de Alagoas, de 25/01 a 06/02 de 1988. Disponível em: https://www.marxists.org/portugues/chasin/1988/02/liberalismo.pdf. Acesso em: 29 ago. 2022.

CHIMISSO, C. Gaston Bachelard: critic of science and the imagination. Abingdon, Reino Unido: Routledge, 2013.

COMTE, A. Curso de filosofia positiva. Tradução: José Arthur Giannotti e Miguel Lemos. São Paulo: Abril Cultural, 1978.

DELLA FONTE, S. S. Contra o ceticismo epistemológico: a contribuição de Lukács e Bhaskar. In: COLÓQUIO MARX E ENGELS, 4., 2005, Campinas. Anais... Campinas: Unicamp, 2005.

DUARTE, N. Os conteúdos escolares e a ressurreição dos mortos: contribuição à teoria histórico-crítica do currículo. Campinas: Autores Associados, 2016.

DUARTE, N.; MASSI, L.; TEIXEIRA, L. A. The committed objectivity of science and the importance of scientific knowledge in ethical and political education. Science & Education, v. 30, p. 1-21, 2021.

DUSEK, V. Lakatos between Marxism and the Hungarian heuristic tradition. Studies in East European Thought, v. 67, n. 1-2, p. 61-73, 2015. DOI: 10.1007/s11212-015-9229-2

GALVÃO, A. C.; LAVOURA, T. N.; MARTINS, L. M. Fundamentos da didática histórico-crítica. Campinas: Autores Associados, 2019.

GIANOTTI, J. A. Vida e Obra. In: COMTE, A. Curso de filosofia positiva. São Paulo: Abril Cultural, 1978. p. I-XVIII.

GIL-PÉREZ et al. Para uma imagem não deformada do trabalho científico. Ciência & Educação, São Paulo, v. 7, n. 2, p. 125-153, 2001.

HEGENBERG, L. Dados biográficos de Karl Popper. In: POPPER, K. R. A lógica da pesquisa científica. 16. ed. São Paulo: Cultrix, 2008. p. 15-19.

HELLER, A. Sociologia de la vida cotidiana. Barcelona: Península, 1977.

HELLER, A. O Cotidiano e a História. 10. ed. Tradução: Carlos Nelson Coutinho e Leandro Konder. Rio de Janeiro/São Paulo: Editora Paz e Terra, 2014.

HESSEN, B. The social and economic roots of Newton’s ‘Principia’. In: BUKHARIN, N. I. (ed.). Science at the cross roads. Papers presented to the International Congress of the History of Science and Technology, 1931. 2. ed. London: Frank Cass. 1971. p. 147-209.

HODSON, D. Nature of science in the science curriculum: origin, development, implications and shifting emphases. In: MATTHEWS, M. (Ed.). International Handbook of Research in History, Philosophy and Science Teaching. Springer, Dordrecht, p. 911-970, 2014.

IRZIK, G.; NOLA, R. Worldviews and their relation to science. Science & Education, v. 18, n. 6-7, p. 729-745, 2009.

KONDER, L. O que é dialética. 28. ed. São Paulo: Brasiliense, 2008.

KOPNIN, P. V. A dialética como lógica e teoria do conhecimento. Tradução: Paulo Bezerra. Civilização Brasileira: Rio de Janeiro, 1978.

KOSIK, K. Dialética do concreto. Tradução: Célia Neves e Alderico Toríbio. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1969.

KUHN, T. S. A estrutura das revoluções científicas. Perspectiva: São Paulo, 1998.

KUHN, T. S. Apresentação. In: A tensão essencial. São Paulo: Editora Unesp, 2011. p. 9-23.

LABURÚ, C. E.; ARRUDA, S. M.; NARDI, R. Pluralismo metodológico no ensino de ciências. Ciência & Educação, v. 9, n. 2, p. 247-260, 2003.

LAKATOS, I. O falseamento e a metodologia dos programas de pesquisa científica. In: LAKATOS, I; MUSGRAVE, A. (Orgs.). A crítica e o desenvolvimento do conhecimento. São Paulo: Cultrix, 1979. p. 109-243.

LATOUR, B; WOOLGAR, S. A vida de laboratório: a produção dos fatos científicos. Rio de Janeiro: Relume Dumará, 1997.

LATOUR, B. Ciência em ação: como seguir cientistas e engenheiros sociedade afora. 2. ed. São Paulo: Editora da UNESP, 2011.

LATOUR, B. Jamais fomos modernos. São Paulo: Editora 34, 2013.

LATOUR, B. A Esperança de Pandora. Editora da UNESP: São Paulo, 2017.

LECOURT, D. From Bachelard to historical materialism. In: LECOURT, D. Marxism and epistemology: Bachelard, Canguilhem and Foucault. London: NLB, 1975. p. 129-141.

LEFEBVRE, H. Lógica formal, lógica dialética. Tradução: Carlos Nelson Coutinho. 5. ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1991.

LIMA, N. W.; OSTERMANN, F.; CAVALCANTI, C. J. de H. A não-modernidade de Bruno Latour e suas implicações para a Educação em Ciências. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, v. 35, n. 2, p. 367-388, 2018.

LIMA, N. W. et al. Educação em Ciências nos Tempos de Pós-Verdade: reflexões metafísicas a partir dos Estudos das Ciências de Bruno Latour. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, v. 19, n. 1 p. 155-189, 2019.

LOPES, A. R. C. Bachelard: o filósofo da desilusão. Caderno Catarinense de Ensino de Física, v. 13, n. 3, p. 248-273, 1996.

LÖWY, M. As aventuras de Karl Marx contra o Barão de Münchhausen: marxismo e positivismo na sociologia do conhecimento. Tradução: Juarez Guimarães e Suzanne Felicie Löwy. 7. ed. São Paulo: Cortez, 2000.

LUKÁCS, G. Estetica: la peculiaridad de lo estetico. Barcelona: Grijalbo, 1966. Tomo I.

LUKÁCS, G. Para uma ontologia do ser social I. 2. ed. São Paulo: Boitempo, 2018.

MACEDO, A. A.; ALVES, F. R. V.; BARROSO, M. C. S. Uma análise das categorias da história e filosofia das ciências nos periódicos de ensino de ciências. Revista de Ensino de Ciências e Matemática, v. 11, n. 6, p. 741-760, 2020.

MATTHEWS, M. História, filosofia e ensino de ciências: a tendencia atual de reaproximação. Caderno Catarinense de Ensino de Física, v. 12, n. 3, p. 164-214, 1995.

MATTHEWS, M. Construtivismo e ensino de ciências: uma avaliação. Caderno Catarinense de Ensino de Física, v. 17, n. 3, p. 270-294, 2000.

MATTHEWS, M. R. Science teaching: the contribution of history and philosophy of science, 20th anniversary revised and expanded edition. New York: Taylor & Francis, 2015.

MÁRKUS, G. Marxismo e Antropologia: o conceito de “essência humana” na filosofia de Marx. 22. ed. São Paulo: Expressão Popular, 2015.

MARTINS, L. M.; LAVOURA, T. N. Materialismo histórico-dialético: contributos para a investigação em educação. Educar em Revista, Curitiba, v. 34, n. 71, p. 223-239, 2018.

MARX, G.; ENGELS, F. A ideologia alemã: crítica da mais recente filosofia alemã em seus representantes Feuerbach, B. Bauer e Stirner, e do socialismo alemão em seus diferentes profetas (1845-1846). São Paulo: Boitempo, 2007.

MARX, K. O capital: crítica da economia política. 2. ed. São Paulo: Nova Cultural, 1986, Volume I. Tomo 1.

MARX, K. Manuscritos econômico-filosóficos. Tradução: Jesus Ranieri. São Paulo: Boitempo, 2010.

MARX, K. O 18 de brumário de Luís Bonaparte. São Paulo: Boitempo, 2011. Coleção Marx-Engels.

MATTHEWS, M. História, filosofia e ensino de ciências: a tendência atual de reaproximação. Caderno Catarinense de Ensino de Física, v. 12, n. 3, p. 164-214, 1995.

MATTHEWS, M. Construtivismo e ensino de ciências: uma avaliação. Caderno Catarinense de Ensino de Física, v. 17, n. 3, p. 270-294, 2000.

MATTHEWS, M. R. Science teaching: the contribution of history and philosophy of science, 20th anniversary revised and expanded edition. New York: Taylor & Francis, 2015.

MENDES, C. B.; BIANCON, M. L.; FAZAN, P. B. Interlocuções entre a pedagogia histórico-crítica e a psicologia histórico-cultural para o ensino de ciências. Ciência & Educação, Bauru, v. 25, n. 3, p. 815-831, 2019.

MESSEDER NETO, H. S.; MORADILLO, E. F. Uma análise do materialismo histórico-dialético para o cenário da pós-verdade: contribuições histórico-críticas para o ensino de ciências. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, v. 37, n. 3, p. 1320-1354, 2020.

MORTIMER, E. F. Construtivismo, mudança conceitual e ensino de ciências: para onde vamos? Investigações em Ensino de Ciências, v. 1, n. 1, p.20-39, 1996.

NETTO, J. P.; BRAZ, M. Economia política: uma introdução crítica. São Paulo: Cortez, 2006.

OKI, M. C. M.; MORADILLO, E. F. O ensino de história da química: contribuindo para a compreensão da natureza da ciência. Ciência & Educação, v. 14, n. 1, p. 67-88, 2008.

OSTERMANN, F. A epistemologia de Kuhn. Caderno Catarinense de Ensino de Física, v. 13, n. 3, p. 184-196, 1996.

PEREIRA, L. M; CAMPOS, L. M. L. Aproximações a uma concepção histórico-crítica do objetivo de ciências naturais. Debates em Educação, v. 12, n. 26, p. 324-341, 2020.

PINTO, Á. V. Ciência e existência: problemas filosóficos da pesquisa científica. 2. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1979.

PIRES, I. S.; MESSEDER NETO, H. S. A tríade conteúdo-forma-destinatário: uma análise das práxis pedagógicas do ensino de ciências orientadas pela pedagogia histórico-crítica. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, v. 22, e35836, p. 1-36, 2022.

POPPER, K. R. A lógica da pesquisa científica. 16. ed. São Paulo: Cultrix, 2008.

PRESSATO, D.; CAMPOS, L. M. L. As teorias pedagógicas e as concepções de mundo dos licenciandos em ciências e biologia. Ensaio: Pesquisa em Educação em Ciências, Belo Horizonte, v. 24, n. 1, p. 1-18, 2022.

SAVIANI, D. Educação: do senso comum à consciência filosófica. Campinas: Autores Associados, 2009.

SAVIANI, D. O conceito dialético de mediação na pedagogia histórico-crítica em intermediação com a psicologia histórico-cultural. Germinal: marxismo e educação em debate, v. 7, n. 1, p. 26-43, 2014.

SILVEIRA, F. L. A filosofia da ciência de Karl Popper: o racionalismo crítico. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, v. 13, n. 3, p. 197-218, 1996a.

SILVEIRA, F. L. da. A metodologia dos programas de pesquisa: a epistemologia de Imre Lakatos. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, v. 13, n. 3, p. 219-230, 1996b.

SIQUEIRA, R. M.; PINHEIRO, L. R. História e filosofia da ciência e sua (não) presença na Base Nacional Comum para a formação de professores (BNC-Formação). Caderno Brasileiro de Ensino de Física, v. 39, n. 2, p. 518-550, 2022.

SOUZA, I. L. N.; AIRES, J. Características da Pesquisa em História, Filosofia e Sociologia da Ciência nas edições de 2015 e 2017 do ENPEC. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, 12, 2019, Natal. Anais... Natal: Abrapec, 2019. p. 1-8.

TONET, I. Método científico: uma abordagem ontológica. São Paulo: Instituto Lukács, 2013.

TRIGO, T. A.; SOUZA, R. A. A concepção marxista de história: aspectos da contribuição de Marx para a história da educação. In: CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO, 9, 2009, Curitiba. Anais... Curitiba: PUC-PR, 2009. p. 6936-6948.

TRIVIÑOS, A. N. S. Introdução à pesquisa em ciências sociais: a pesquisa qualitativa em educação. São Paulo: Atlas, 1987.

VILLANI, A. Filosofia da ciência e ensino de ciência: uma analogia. Ciência & Educação, v. 7, n. 2, p. 169-181, 2001.

VILLANI, A.; DIAS, V. S.; VALADARES, J. M. The Development of Science Education research in brazil and contributions from the History and Philosophy of Science. International Journal of Science Education, v. 32, n. 7, p. 907-937, 2010.

WAGNER, G.; SILVEIRA, E. Realismo crítico e marxismo: contribuições à filosofia da Educação Matemática. Contexto & Educação, ano 34, n. 109, p. 234-251, 2019.

YOUNG, R. M. Marxism and history of science. In: OLBY, R. C.; CANTOR, G. N.; CHRISTIE, J. R. R.; HODGE, M. J. S. (Eds.). Companion to the history of modern science. London: Routledge, 1996. p. 77-86.

Downloads

Publicado

2022-12-15

Como Citar

Valero, R., Leonardo Júnior, C. S., Massi, L., & Gomes, L. B. M. (2022). Análise marxista de elementos da concepção de ciência nos principais filósofos abordados na Educação em Ciências: aspectos ontológicos e epistemológicos. Caderno Brasileiro De Ensino De Física, 39(3), 828–858. https://doi.org/10.5007/2175-7941.2022.e86571

Edição

Seção

História, Filosofia e Sociologia da Ciência e Ensino de Ciências/Física