Misticismo quântico em tempos de pós-verdades: uma análise crítica de discursos presentes em um caso exemplar no Facebook
DOI:
https://doi.org/10.5007/2175-7941.2024.e94150Palavras-chave:
Análise Crítica do Discurso, Mídias Sociais, Pós-Verdades, Misticismo Quântico, Educação em CiênciasResumo
No presente artigo dialogamos com pesquisas que investigam aspectos da circulação de discursos relacionados à ciência na sociedade e suas repercussões nas compreensões, posicionamentos e tomadas de decisãopor parte de não especialistas. Especificamente, analisamos aspectos conceituais, históricos, epistemológicos, culturais e sociopolíticos do misticismo quântico em discursos na mídia social Facebook. Elegemos um vídeo que se remete a conceitos da Física Quântica (FQ) publicado nesta mídia social, e, com base na Análise Crítica do Discurso, discutimos possíveis efeitos de sentidos relacionando-os a aspectos conjunturais e textuais. Problematizamos relações entre elementos de natureza conceitual e sociopolítica, como controvérsias no âmbito da FQ, discursos neoesotéricos e influências do neoliberalismo, e aspectos das representações discursivas de atores e eventos sociais presentes na descrição do vídeo. Os resultados sugerem que a FQ é mobilizada num contexto de apresentação de alternativa para sanar as problemáticas cotidianas e/ou promover melhorias financeiras, pessoais, profissionais, espirituais ou de saúde. Identificamos apelos a crenças, valores e desejos dos sujeitos que caracterizam um cenário propício para a construção de pós-verdades e o uso de estratégias discursivas que articulam aspectos de natureza cultural, política e histórica presentes na sociedade, fortalecendo redes de significação e reforçando ideologias. Enfatizamos, portanto, a necessidade de abordagens curriculares que incorporem dimensões relacionadas a análises de discursos que estão presentes no cotidiano e que integram o repertório que informa estudantes e professores em processos de tomada de decisão na sociedade contemporânea.N
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