Misticismo quântico em tempos de pós-verdades: uma análise crítica de discursos presentes em um caso exemplar no Facebook

Autores

  • Bruna Karl Instituto Nutes de Educação em Ciências e Saúde
  • Isabel Martins Universidade Federal do Rio de Janeiro image/svg+xml

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-7941.2024.e94150

Palavras-chave:

Análise Crítica do Discurso, Mídias Sociais, Pós-Verdades, Misticismo Quântico, Educação em Ciências

Resumo

No presente artigo dialogamos com pesquisas que investigam aspectos da circulação de discursos relacionados à ciência na sociedade e suas repercussões nas compreensões, posicionamentos e tomadas de decisãopor parte de não especialistas. Especificamente, analisamos aspectos conceituais, históricos, epistemológicos, culturais e sociopolíticos do misticismo quântico em discursos na mídia social Facebook. Elegemos um vídeo que se remete a conceitos da Física Quântica (FQ) publicado nesta mídia social, e, com base na Análise Crítica do Discurso, discutimos possíveis efeitos de sentidos relacionando-os a aspectos conjunturais e textuais. Problematizamos relações entre elementos de natureza conceitual e sociopolítica, como controvérsias no âmbito da FQ, discursos neoesotéricos e influências do neoliberalismo, e aspectos das representações discursivas de atores e eventos sociais presentes na descrição do vídeo. Os resultados sugerem que a FQ é mobilizada num contexto de apresentação de alternativa para sanar as problemáticas cotidianas e/ou promover melhorias financeiras, pessoais, profissionais, espirituais ou de saúde. Identificamos apelos a crenças, valores e desejos dos sujeitos que caracterizam um cenário propício para a construção de pós-verdades e o uso de estratégias discursivas que articulam aspectos de natureza cultural, política e histórica presentes na sociedade, fortalecendo redes de significação e reforçando ideologias. Enfatizamos, portanto, a necessidade de abordagens curriculares que incorporem dimensões relacionadas a análises de discursos que estão presentes no cotidiano e que integram o repertório que informa estudantes e professores em processos de tomada de decisão na sociedade contemporânea.N

Biografia do Autor

Bruna Karl, Instituto Nutes de Educação em Ciências e Saúde

Doutoranda  em Educação em Ciências e Saúde no Instituto Nutes de Educação em Ciências e Saúde da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Mestra em Educação em Ciências e Saúde no Instituto Nutes de Educação em Ciências e Saúde da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Licenciada em Física pelo Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca, Campus Petrópolis. Participou como voluntária no Projeto Astronomia para Todos no CEFET/RJ (2016) e na Escola Germano Valente (COMAC), ministrando aulas de reforço de matemática para turmas de 3º ao 9º ano do Ensino Fundamental (2017). Atuou como bolsista no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), ofertado pelo CEFET/RJ (2016-2018), na Iniciação Científica pela Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (2018-2019), e no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC) pelo CEFET/RJ (2019-2020). Realizou Intercâmbio Estudantil, pelo CEFET/RJ, no Instituto Politécnico de Bragança (2018-2019). Atualmente é responsável pela divulgação e comunicação da Organização Internacional para Educação em Ciência e Tecnologia (IOSTE) Regional América do Sul. 

Isabel Martins, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Isabel Martins é Licenciada em Física pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1985) e Doutora em Educação pela University of London (1992). Foi professora de Física da Rede Estadual do Rio de Janeiro (1985-1987), pesquisadora no Institute of Education, University of London, (1993-1997), professora adjunta da Universidade Federal de Minas Gerais (1997-2000). Foi coordenadora do Programa de Pós-graduação Educação em Ciências e Saúde do NUTES (Instituto Nutes de Educação em Ciências e Saúde) da UFRJ entre 2003 e 2008 e editora da Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências - RBPEC (2005-2010), membro do Comitê Assessor da área de Educação do CNPq (2009-2013) e presidente da Associação Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências - ABRAPEC (2009-2013), Diretora do Instituto Nutes de Educação em Ciências e Saúde da UFRJ (2016-2019). É Coordenadora de área - Educação da Fundação Carlos Chagas de de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro/FAPERJ, Professora Titular do Laboratório de Linguagens e Mediações do NUTES/UFRJ, editora da revista eletrônica Ciência em Tela, lead editor do periódico Cultural Studies in Science Education (Springer), membro do corpo editorial da coleção Contributions of Science Education Research (Springer). É coordenadora da área de Educação. Atua no Programa de Pós-graduação Educação em Ciências e Saúde da UFRJ, orientando bolsistas de pós-doutorado, doutorado, mestrado, iniciação científica e em extensão, e coordenando de projetos de pesquisa em rede, nacional e internacional, financiados pelo CNPq, FAPERJ, CAPES, Programa Quadro 7 da União Europeia e British Academy. Tem ministrado palestras e conferências plenárias convidadas em eventos científicos nacionais e internacionais em diversos países da Europa e América Latina, organizado eventos científicos (ENPEC, EPEF, entre outros), servido nos conselhos editoriais de diferentes periódicos da área (Science Education (Wiley), Enseñanza de las Ciencias, Ciência e Educação, entre outros). Seus interesses de pesquisa concentram-se nas relações entre linguagens e educação em ciências, com especial referência para estudos acerca de processos de produção, circulação e recepção discursiva em espaços de educação e divulgação científica. Publicações recentes incluem análises de livros didáticos de ciências, do papel de imagens na educação e comunicação científica, e dos processos de apropriação discursiva de discursos curriculares e de pesquisa em educação em ciências em contextos educacionais identificados com práticas promotoras do letramento científico e da justiça social. Pesquisadora 1B do CNPq e Cientista do Nosso Estado FAPERJ.

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Publicado

2024-09-26

Como Citar

Karl, B., & Martins, I. (2024). Misticismo quântico em tempos de pós-verdades: uma análise crítica de discursos presentes em um caso exemplar no Facebook. Caderno Brasileiro De Ensino De Física, 41(2), 293–317. https://doi.org/10.5007/2175-7941.2024.e94150

Edição

Seção

Ensino e aprendizagem de Ciências/Física