Uma análise da história da eletricidade presente em livros didáticos: o caso de Benjamin Franklin

Autores

  • Cibelle Celestino Silva USP - São Paulo
  • Ana Carolina Pimentel USP - São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-7941.2008v25n1p141

Resumo

Este trabalho analisa como a história da eletricidade é apresentada em livros didáticos e paradidáticos voltados para os Ensinos Fundamental e Médio. Em particular, analisamos como as contribuições de Benjamin Franklin são abordadas do ponto de vista da qualidade das informações históricas e das idéias sobre a natureza da ciência induzidas por estas narrativas. A História da Ciência presente nos livros didáticos e paradidáticos analisados é superficial, com muitos erros historiográficos e, além do mais, transmite visões sobre a natureza da ciência e seu método que não correspondem aos conhecimentos epistemológicos atuais. De uma maneira geral, esses livros reforçam a idéia da existência de grandes gênios, valorizam apenas os conhecimentos que coincidem com os aceitos atualmente e, além disso, muitas obras trazem uma visão empírico-indutivista sobre a dinâmica científica.

Biografia do Autor

Cibelle Celestino Silva, USP - São Paulo

Ana Carolina Pimentel, USP - São Paulo

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Publicado

2008-09-01

Como Citar

Silva, C. C., & Pimentel, A. C. (2008). Uma análise da história da eletricidade presente em livros didáticos: o caso de Benjamin Franklin. Caderno Brasileiro De Ensino De Física, 25(1), 141–159. https://doi.org/10.5007/2175-7941.2008v25n1p141

Edição

Seção

Artigos