Análise da inserção da teoria sociointeracionista em atividades de laboratório de Física Básica em um Curso de Geofísica

Autores

  • Rafhael Brum Werlang Universidade Federal do Pampa
  • Fernando Oliveira Machado Universidade Federal do Pampa
  • Hasan Lopes Shihadeh Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Lucas Freitas da Motta Universidade Federal do Pampa

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-7941.2012v29n2p246

Resumo

Neste estudo, foi analisada a implicação da inserção da teoria sociointeracionista em atividades de Laboratório de Física básica, nas quais foram implementados roteiros abertos e contextualizados a um curso de graduação em Geofísica. Como material para a construção do corpus da análise, foram utilizados os relatórios das atividades laboratoriais, as entrevistas com os alunos e a observação participante. O desenvolvimento de roteiros, nessa perspectiva, foi embasado na teoria sociointeracionista de Vygotsky, que prima pela interação social como ponto de partida para o aprendizado. Conforme essa teoria, o aprendizado se processa primeiro em nível interpessoal, para então ser processado em nível intrapessoal. A ênfase é dada ao processo de ensino-aprendizado em si, sem se ater em demasia no resultado do processo. Os resultados deste estudo indicam evidências de que a introdução de roteiros em atividades de Laboratório de Física Básica, mediados pela teoria sociointeracionista e contextualizados, promoveu uma aprendizagem mais eficaz, bem como proporcionou a aquisição de habilidades e atitudes científicas, mais eficientemente do que o enfoque tradicional.

Biografia do Autor

Rafhael Brum Werlang, Universidade Federal do Pampa

Mestre em Ensino de Física, Docente, Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas

Fernando Oliveira Machado, Universidade Federal do Pampa

Graduando em Ciências Exatas – Licenciatura Plena (habilitação Física), Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas

Hasan Lopes Shihadeh, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Mestrando em Geodinâmica e Geofísica - Centro de Ciências Exatas e da Terra

Lucas Freitas da Motta, Universidade Federal do Pampa

Graduando em Geofísica – Bacharelado, Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas

Downloads

Publicado

2012-08-29

Como Citar

Werlang, R. B., Machado, F. O., Shihadeh, H. L., & da Motta, L. F. (2012). Análise da inserção da teoria sociointeracionista em atividades de laboratório de Física Básica em um Curso de Geofísica. Caderno Brasileiro De Ensino De Física, 29(2), 246–266. https://doi.org/10.5007/2175-7941.2012v29n2p246

Edição

Seção

Relatos e propostas de experiências didáticas

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)