Ensino de Física Colaborativo Mediado pelo Wiki do Moodle: descrição e análises dos casos de estudos

Autores

  • Ilse Abegg Universidade Federal de Santa Maria
  • Fábio da Purificação de Bastos Universidade Federal de Santa Maria

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-7941.2012v29nesp2p729

Resumo

Neste trabalho, descrevemos e analisamos a maneira como foi implementado o componente ativo de uma pesquisa-ação nas disciplinas de metodologia e prática do ensino de Física. Ressaltamos as frentes de trabalho colaborativo, com potencial de gerar análises reflexivas validadas como resultados de pesquisa. Apresentamos nossas produções colaborativas de Física mediadas pelo wiki do Moodle como implementações práticas do processo de investigação-ação. Para isso, organizamos o trabalho contemplando contexto, sujeitos, atividades wiki e análises. Além disso, tratamos de ações investigativas colaborativas, nas quais os pesquisadores envolvidos transitam pelos conhecimentos técnico, prático e autônomo, potencializando maior fluência nas ferramentas do Moodle, com destaque para o wiki, mediando o processo de ensino-investigação-aprendizagem tematizado pela Física. O trabalho mediado pelo wiki do Moodle foi implementado através do tripé PEA (Planejamento, Execução e Avaliação), de forma cíclico-espiralada, estudando os casos como estratégias de avaliação em grupo de peer. Ao longo do processo, foram realizadas pesquisas de avaliação tipo survey do Moodle para problematizar e investigar a produção colaborativa em Física mediada pelo referido objeto tecnológico.

Biografia do Autor

Ilse Abegg, Universidade Federal de Santa Maria

Professora Doutora Adjunto II, Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Departamento de Metodologia do Ensino.

Fábio da Purificação de Bastos, Universidade Federal de Santa Maria

Professor Doutor Associdado III, Departamento de Metodologia do Ensino, Centro de Educação, Universidade Federal de Santa Maria.

Diretor do Núcleo de Tecnologia Educacinal

 

Downloads

Publicado

2012-08-30

Como Citar

Abegg, I., & de Bastos, F. da P. (2012). Ensino de Física Colaborativo Mediado pelo Wiki do Moodle: descrição e análises dos casos de estudos. Caderno Brasileiro De Ensino De Física, 29, 729–757. https://doi.org/10.5007/2175-7941.2012v29nesp2p729

Edição

Seção

Ambientes Virtuais de Ensino-Aprendizagem de Física

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)