Ensino de Física por meio de questões do PISA associadas a Temas Estruturadores e Conceitos Unificadores

Autores

  • Wagner Duarte José Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia
  • José André Peres Angotti Universidade Federal de Santa Catarina
  • Fábio da Purificação de Bastos Universidade Federal de Santa Maria

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-7941.2016v33n2p333

Resumo

Programas de avaliação da educação em escala mundial como o PISA vêm contribuindo para as nações participantes refletirem e efetuarem políticas públicas educativas na escola básica, projetando reflexos na formação inicial e continuada de professores. Por meio de um estudo de caráter exploratório, neste trabalho, verificamos como se articulam os Temas Estruturadores do Ensino de Física e os conceitos unificadores nas unidades temáticas de física das provas de ciências do PISA. Objetivamos destacar a potencialidade dessa articulação para o ensino-aprendizagem segundo a via dos universais da física com aporte das tecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC). Concluímos ressaltando a importância do PISA no contexto atual de avaliação da educação, bem como, a pertinência da articulação em pauta e, consequentemente, as mudanças consensuais desejáveis na prática educativa dos físicos-educadores que necessariamente incluem apreensão e uso crítico de TDIC.

Biografia do Autor

Wagner Duarte José, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Departamento de Ciências Exatas e Tecnológicas

José André Peres Angotti, Universidade Federal de Santa Catarina

Centro de Ciências da Educação

Fábio da Purificação de Bastos, Universidade Federal de Santa Maria

Centro de Educação

Downloads

Publicado

2016-09-08

Como Citar

José, W. D., Angotti, J. A. P., & de Bastos, F. da P. (2016). Ensino de Física por meio de questões do PISA associadas a Temas Estruturadores e Conceitos Unificadores. Caderno Brasileiro De Ensino De Física, 33(2), 333–354. https://doi.org/10.5007/2175-7941.2016v33n2p333

Edição

Seção

Pesquisa em Ensino de Física