Motor elétrico e dínamo de bicicleta: articulações entre equipamentos geradores e três momentos pedagógicos no ensino de física sob o olhar da Alfabetização Técnica
DOI:
https://doi.org/10.5007/2175-7941.2022.e84438%20Palavras-chave:
Alfabetização Técnica, Equipamentos Geradores, Três Momentos Pedagógicos, Ação Cultural para a LiberdadeResumo
Analisamos uma situação de ensino da temática do Eletromagnetismo pautada na concepção de Alfabetização Técnica e Equipamentos Geradores, articulando-os aos Três Momentos Pedagógicos. Temos por objetivo, verificar sua potencialidade para a apropriação crítica de conhecimentos de Ciência e Tecnologia como Ação Cultural para a Liberdade. Desenvolvemos a pesquisa, do tipo estudo de caso, em uma turma do ensino médio de um colégio estadual do interior da Bahia situado no território de identidade da Bacia do Paramirim, rica em minérios do tipo terras raras. Elegemos motores elétricos e dínamos de bicicleta como Equipamentos Geradores de um programa de estudo estruturado didaticamente pelos Três Momentos Pedagógicos. Para a produção de dados de pesquisa, realizamos gravações em áudio das aulas, redigimos diários de bordo e coletamos as atividades realizadas pelos estudantes. Nossos resultados sugerem que: 1- os Três Momentos Pedagógicos, como estratégia didática para desopacizar equipamentos geradores, contribuem para a contextualização dos conhecimentos de Ciência e Tecnologia em um processo histórico e social; 2- a Alfabetização Técnica confere maior autonomia aos estudantes para refletirem e atuarem sobre os meios de produção por meio do desenvolvimento de aptidões técnicas e atitudes científicas; 3- propostas de ensino científico-tecnológico na perspectiva interdisciplinar pautadas nessa articulação são inéditos viáveis que rompem com o imperialismo cultural como ação cultural para a liberdade.
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