Motor elétrico e dínamo de bicicleta: articulações entre equipamentos geradores e três momentos pedagógicos no ensino de física sob o olhar da Alfabetização Técnica

Autores

  • Wagner Duarte José Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia
  • Diorge Darlon Centro Territorial de Educação Profissional da Bacia do Paramirim

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-7941.2022.e84438%20

Palavras-chave:

Alfabetização Técnica, Equipamentos Geradores, Três Momentos Pedagógicos, Ação Cultural para a Liberdade

Resumo

Analisamos uma situação de ensino da temática do Eletromagnetismo pautada na concepção de Alfabetização Técnica e Equipamentos Geradores, articulando-os aos Três Momentos Pedagógicos. Temos por objetivo, verificar sua potencialidade para a apropriação crítica de conhecimentos de Ciência e Tecnologia como Ação Cultural para a Liberdade. Desenvolvemos a pesquisa, do tipo estudo de caso, em uma turma do ensino médio de um colégio estadual do interior da Bahia situado no território de identidade da Bacia do Paramirim, rica em minérios do tipo terras raras. Elegemos motores elétricos e dínamos de bicicleta como Equipamentos Geradores de um programa de estudo estruturado didaticamente pelos Três Momentos Pedagógicos. Para a produção de dados de pesquisa, realizamos gravações em áudio das aulas, redigimos diários de bordo e coletamos as atividades realizadas pelos estudantes. Nossos resultados sugerem que: 1- os Três Momentos Pedagógicos, como estratégia didática para desopacizar equipamentos geradores, contribuem para a contextualização dos conhecimentos de Ciência e Tecnologia em um processo histórico e social; 2- a Alfabetização Técnica confere maior autonomia aos estudantes para refletirem e atuarem sobre os meios de produção por meio do desenvolvimento de aptidões técnicas e atitudes científicas; 3- propostas de ensino científico-tecnológico na perspectiva interdisciplinar pautadas nessa articulação são inéditos viáveis que rompem com o imperialismo cultural como ação cultural para a liberdade.

Biografia do Autor

Wagner Duarte José, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Possui graduação em Física, Licenciatura Plena, pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (1992) e doutorado em Ciências/Física pela Universidade de São Paulo (1998). Atualmente, é professor pleno no Departamento de Ciências Exatas e Tecnológicas da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia. Tem experiência na área de Física, com ênfase em Ensino de Física, Formação de Professores, atuando principalmente nos seguintes temas: educação dialógico-problematizadora e formação de professores.

 

Diorge Darlon, Centro Territorial de Educação Profissional da Bacia do Paramirim

Graduação em Física pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia e mestrado profissional em Ensino de Física pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, em 2020.

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Publicado

2022-12-15

Como Citar

José, W. D., & Darlon, D. (2022). Motor elétrico e dínamo de bicicleta: articulações entre equipamentos geradores e três momentos pedagógicos no ensino de física sob o olhar da Alfabetização Técnica. Caderno Brasileiro De Ensino De Física, 39(3), 656–687. https://doi.org/10.5007/2175-7941.2022.e84438

Edição

Seção

Ensino e aprendizagem de Ciências/Física