Ensino de Física por meio de questões do PISA associadas a Temas Estruturadores e Conceitos Unificadores

Autores/as

  • Wagner Duarte José Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia
  • José André Peres Angotti Universidade Federal de Santa Catarina
  • Fábio da Purificação de Bastos Universidade Federal de Santa Maria

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-7941.2016v33n2p333

Resumen

Programas de avaliação da educação em escala mundial como o PISA vêm contribuindo para as nações participantes refletirem e efetuarem políticas públicas educativas na escola básica, projetando reflexos na formação inicial e continuada de professores. Por meio de um estudo de caráter exploratório, neste trabalho, verificamos como se articulam os Temas Estruturadores do Ensino de Física e os conceitos unificadores nas unidades temáticas de física das provas de ciências do PISA. Objetivamos destacar a potencialidade dessa articulação para o ensino-aprendizagem segundo a via dos universais da física com aporte das tecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC). Concluímos ressaltando a importância do PISA no contexto atual de avaliação da educação, bem como, a pertinência da articulação em pauta e, consequentemente, as mudanças consensuais desejáveis na prática educativa dos físicos-educadores que necessariamente incluem apreensão e uso crítico de TDIC.

Biografía del autor/a

Wagner Duarte José, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Departamento de Ciências Exatas e Tecnológicas

José André Peres Angotti, Universidade Federal de Santa Catarina

Centro de Ciências da Educação

Fábio da Purificação de Bastos, Universidade Federal de Santa Maria

Centro de Educação

Publicado

2016-09-08

Cómo citar

José, W. D., Angotti, J. A. P., & de Bastos, F. da P. (2016). Ensino de Física por meio de questões do PISA associadas a Temas Estruturadores e Conceitos Unificadores. Caderno Brasileiro De Ensino De Física, 33(2), 333–354. https://doi.org/10.5007/2175-7941.2016v33n2p333

Número

Sección

Pesquisa em Ensino de Física