Theoretical influences and the Socio-cultural Context in the Scientific Technical Work of James Prescott Joule: Contributions to the Formation of Physics Teachers

Authors

  • Wellington Pereira de Queirós Universidade Federal do Mato Grosso do Sul
  • Roberto Nardi Universidade Estadual Paulista, Bauru
  • Demétrio Delizoicov Neto Universidade Federal de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-7941.2019v36n3p675

Abstract

We describe here partial outcomes of a study in which we seek to unveil the historical-sociocultural influences that permeated the technical-scientific work of James Prescott Joule and show his contributions to the physics teachers training. We tried to answer the following question: What were the theoretical, social and cultural elements that influenced Joule's work? In this sense, we present a brief history of the development of science in the period of the Industrial Revolution, as well as the industrial development of Greater Manchester, in which Salford is part of its metropolitan region, city where Joule was born and grew up. Next we show the importance and the cultural influence of the social and academic environment of Joule and of theoretical elements that influenced, mainly, the works on Joule effect and the mechanical equivalent of the heat. From the study carried out, we organized some notes aimed at contributing to the teachers’ training.

Author Biographies

Wellington Pereira de Queirós, Universidade Federal do Mato Grosso do Sul

Doutor em Educação para a ciência (Ensino de Física) pela Universidade Estadual Paulista (UNESP-Bauru) com estágio Sanduíche no Programa de Pós Graduação em Educação Científica e Tecnológica da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Mestre em Física na linha de biofísica pela Universidade Federal de Goiás (2005), graduação em Bacharelado em Física pela Universidade Federal de Goiás (2002), graduação em Licenciatura em Física pela Universidade Federal de Goiás (2005). Atua como professor Adjunto 2 do Instituto de Física da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, além disso atua como docente e orientador no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Suas principais linhas de pesquisa são: História, Filosofia e Sociologia da Ciência na Educação em Ciências e Física; Relações Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente (CTSA) na Educação em Ciências e Física; Formação de Professores na Educação em Ciências e Física. Trabalhou na educação básica como professor de Física, Matemática, Ciências e Filosofia. Atua também na Educação a Distância (EAD). Atualmente é representante da região Centro Oeste na Associação Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências (ABRAPEC).

 

Roberto Nardi, Universidade Estadual Paulista, Bauru

Licenciado em Física pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho – UNESP (1972), mestre em Science Education pela School of Education da Temple University, Filadélfia, E.U.A. (1978), doutor em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, FEUSP (1989) com estágio de pós-doutoramento na Universidade Estadual de Campinas – Unicamp (2004-2005). Docente no Departamento de Física da Universidade Estadual de Londrina – UEL (1980-1993). Secretário para Assuntos de Ensino da Sociedade Brasileira de Física – SBF (1991-1993), Secretário Executivo, Vice-Presidente e Presidente da Associação Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências – ABRAPEC (2000-2005). É membro efetivo da European Science Education Research Association – ESERA. A partir de 1994, atua no Departamento de Educação e no Programa de Pós-graduação em Educação para a Ciência da Faculdade de Ciências da UNESP, Bauru, como Professor Associado, Livre Docente. É Bolsista de Produtividade em Pesquisa 1-A do CNPq e um dos líderes do Grupo de Pesquisa em Ensino de Ciências, interessando-se por temas relacionados ao ensino de Ciências, particularmente ensino de Física, em questões relacionadas ao ensino, à aprendizagem e à formação inicial e contínua de professores. Foi Coordenador da Área de Ensino de Ciências e Matemática e Membro do Conselho Técnico Consultivo do Ensino Superior (CTC-ES) da Coordenação de Aperfeiçoamento do Pessoal de Ensino Superior (CAPES) no triênio 2008-2011. É atualmente presidente (chair) da International Comission on Physics Education (C14) da International Union of Pure and Applied Physics – IUPAP, coordenador do Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência e editor da revista Ciência & Educação, UNESP – Campus de Bauru.

Demétrio Delizoicov Neto, Universidade Federal de Santa Catarina

É líder de Grupo de Estudo e Pesquisa em Ensino de Ciências (GEPECISC) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Licenciado em Física e doutor em Educação, na área de Didática, leciona no Programa de Pós-graduação em Educação Científica e Tecnológica da UFSC, onde orientou dezenas de teses e dissertações. Tem como foco de pesquisa as relações entre Epistemologia e a Educação em Ciências, em particular a formação de professores da Educação Básica e de docentes do ensino superior. É autor de vários livros e dezenas de artigos científicos.

References

BERNAL, J. D. Ciencia y industria en el siglo XIX. Barcelona: Ediciones Martínez Roca, S.A, 1973. 200 p.

BRASIL. Conselho Nacional de Educação. Parecer CNE/CES n0 1304: Diretrizes Nacionais Curriculares para os Cursos de Física. Aprovado em 6 de Nov. 2001, homologada em 04 dez. 2001. Publicado no DOU em 07 dez. 2001.

CARDWELL, D. S. L. James Joule: a biography. Manchester: Manchester University Press, 1989, 333 p.

CASTILHO, N.; CARNEIRO M. H. S; DELIZOICOV, D. O movimento do sangue no corpo humano: do contexto da produção do conhecimento para o seu ensino. Ciência & Educação, Bauru, v. 10, n. 3, p. 443-460, dez. 2004.

DELIZOICOV, D. O interacionismo na construção dos paradigmas. Pró-Posicões, Campinas, v. 7, n. 1, p. 84-93, mar. 1996.

DELIZOICOV, D. Fleck e a epistemologia pós-empirismo lógico. In: FÁVERO, M. H.; CUNHA, C. da. (Org.). Psicologia do Conhecimento. O diálogo entre as ciências e a cidadania. 1. ed. Brasília: UNESCO, Instituto de Psicologia da UNB, Liber Livro Editora, 2009. Cap. 3, p. 233-258.

EASTWOOD. J. L.; SADLER, T. D.; ZEIDLER, D. L.; AMIRI, L. L.; APPLEBAUM, S. Contextualizing nature of science instruction in socioscientific issues. International Journal of Science Education, v. 34, n. 15, p. 2289-2315, 2012.

FERREIRA, S.; MORAIS, A. M. The nature of science in science curricula: methods and concepts of analysis. International Journal of Science Education, v. 35, n. 16, p. 2670-2691, 2013.

FLECK, L. La Génesis y el desarrolo de un hecho científico. Madrid: Alianza Editorial, 1986.

FLECK, L. Gênese e desenvolvimento de um fato científico. Tradução: Georg Otte e Mariana Camilo de Oliveira. Belo Horizonte: Fabrefactum editora, 2010. 205 p.

FONSECA, D. S. Pressão atmosférica e natureza da ciência: uma sequência didática englobando fontes primárias. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, v. 34, n. 1, p. 64-108, abr. 2017.

GATTI, S. R. T.; NARDI, R. A História e a Filosofia da Ciência no Ensino de Ciência: A pesquisa e suas contribuições para a prática pedagógica em sala de aula. In: GATTI, S. R. T.; NARDI, R. (Org.) 1. ed. São Paulo: Escrituras, 2016. 240 p.

GIL-PÉREZ D. et al. Para uma imagem não deformada do trabalho científico. Ciência & Educação, Bauru, v. 7, n. 2, p. 125-153, 2001.

HOBSBAWM, E. J. A era das revoluções. Tradução: Maria Tereza Lopes Teixeira, 22. ed. Rio de janeiro: Paz e Terra, 1977, 464 p.

JOULE, J. P. On the mechanical equivalent of heat. Philosophical Transactions of the Royal Society of London, v. 140, p. 61-82, 1850.

KNIGHT, D. The age of science: the scientific world-view in the nineteenth century. New York: Basil Blackwell, 1986.

KOYRÉ, A. Galileu e Platão. Tradução: Maria Teresa Brito Curado, 1. ed. Lisboa: Gradiva, [s.d]. 89 p.

LEDERMAN, N. G.; ANTINK, A.; BARTOS, S. Nature of science, scientific inquiry, and socio-scientific issues arising from genetics: a pathway to developing a scientifically literate citizenry. Science & Education, v. 23, p. 285-302, 2014.

MARTINS, A. F. P. Natureza da ciência no ensino de ciências: uma proposta baseada em “temas” e “questões”. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, v. 32, n. 3, p. 703-737, dez. 2015.

MATTHEWS, M. R. Science teaching: the role of history and philosophy of science. New York: Routledge, 1994.

PARASKEVOPOULOU, E.; KOLIOPOULOS, D. Teaching the nature of science through the millikan-ehrenhaft dispute. Science & Education, v. 20, p. 943-960, 2011.

QUEIRÓS, W. P. A articulação das culturas humanísticas e científica por meio do estudo histórico sociocultural dos trabalhos de James Prescott Joule: contribuições para a formação de professores universitários em uma perspectiva transformadora. 2012. 355 f. Tese (Doutorado em Educação para a Ciência) - Faculdade de Ciências, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Bauru, SP.

QUEIRÓS, W. P.; NARDI, R.; DELIZOICOV, D. A produção técnico-científica de James Prescott Joule: uma leitura a partir da epistemologia de Ludwik Fleck. Investigações em Ensino de Ciências, Porto Alegre, v. 19, n. 1, p. 99-116, mar. 2014.

ROSENFELD, L. Joule's scientific outlook. Bulletin of the British Society for the History of Science, v. 1, n. 7, p. 169-176, 1952.

SCHEID, N. M. J.; FERRARI, N.; DELIZOICOV, D. A construção coletiva do conhecimento científico sobre a estrutura do DNA. Ciência & Educação, Bauru, v.11, n. 2, p. 223-233, mai/ago. 2005.

SIBUM, H. O.; MOREL, G. Les gestes de la mesure: Joule, les pratiques de la brasserie et la science. Annales Histoire, Sciences Sociale, ano 53, n. 4/5, p. 745-774, 1998.

SILVA, C. C.; MOURA, B. A. A natureza da ciência por meio do estudo de episódios históricos: o caso da popularização da óptica newtoniana. Revista Brasileira de Ensino de Física, São Paulo, v. 30, n. 1, p.1602-1610, 2008.

SOARES, L. C. O mecanismo e as bases intelectuais da revolução industrial inglesa. Economia, Curitiba, v. 27, n. 1, p. 103-133, 2001.

STEFFENS, J. H. James Prescott Joule and the concept of energy. New York: Dawson Science History Publications, 1979, 172 p.

Published

2019-12-05

How to Cite

Queirós, W. P. de, Nardi, R., & Delizoicov Neto, D. (2019). Theoretical influences and the Socio-cultural Context in the Scientific Technical Work of James Prescott Joule: Contributions to the Formation of Physics Teachers. Caderno Brasileiro De Ensino De Física, 36(3), 675–703. https://doi.org/10.5007/2175-7941.2019v36n3p675

Issue

Section

História e Filosofia da Ciência